Colunista - Renato Lisboa

Aprenda a fazer uma apresentação que engaje, inspire e convença a plateia

02/05/2017

Aprenda a fazer uma apresentação que engaje, inspire e convença a plateia. Poucos profissionais dominam esta arte. Mas para você se destacar no mercado de trabalho e estar no topo da lista de gestores e recrutadores, falar em público não pode ser de qualquer maneira. Veja algumas técnicas que lhe ajudarão a iniciar nesta área super importante para quem sonha alcançar os lugares mais altos na carreira.

Elabore um roteiro e teste tudo antes de iniciar

Fuja do improviso. Elabore um roteiro com palavras chave e pequenas notas, mantendo a sua apresentação organizada. Dominar o que irá ministrar é fundamental e lhe dará mais segurança. Faça um check-list com tudo que precisará durante a sua fala, reveja vídeos, confira a apresentação, conheça o local onde será realizada a ministração. Também não pode faltar a leitura em voz alta de todo o conteúdo, buscando eliminar a forma robótica que possa entediar a plateia. Lembre-se que o público não está ali para ouvir leitura isso ela faz em casa.

Cuidado ao usar ilustrações

É fundamental que você comece a sua apresentação com uma saudação forte e também com algo que cause impacto e faça com que a plateia permaneça até o final. É de suma importância que o gelo com a mesma seja quebrado o quanto antes, por isso interaja com o público, utilize do humor, conte uma boa história, reforce a ideia chave e preste atenção no feedback que o público lhe retorna. Ilustrar para dar enfase no que se aborda é sempre uma boa pedida, mas não se esqueça de não abusar das ilustrações para não confundir o destinatário da informação. Não substitua o palestrante pela ilustração. Lembre-se que o palestrante é o protagonista da apresentação.

Preste atenção no seu tom de voz

A fala é certamente a maior invenção do homem. A partir da fala é que o desenvolvimento do homem passou a se dar de forma mais rápida. Em uma fala em público é importante que o remetente preste atenção se o tom de sua voz está adequado ao ambiente, se todas as pessoas estão ouvindo e se o modo como o palestrante esta dirigindo a fala está de fácil entendimento para todos. O palestrante pode dosar a velocidade da fala e também alternar a velocidade quando pensar ser necessário e quiser dar enfase em algo que julga importante. A tonalidade da voz com que fala chega a ter um peso maior para o público do que o próprio conteúdo ministrado, pois se a plateia não consegue ouvir o que lhe é direcionado de nada adiantará se o conteúdo é bom ou não.

Olhos nos olhos.

O olhar é imprescindível para atrair a atenção do público e também para demonstrar para o mesmo que é para ele que esta sendo direcionada a fala. Esqueça qualquer orientação que lhe tenha sido feita para que enquanto você fala você deva olhar um ponto fixo. Olhar nos olhos das pessoas é a maneira correta e a que lhe dará o feedback da sua ministração. Pelo olhar das pessoas você consegue enxergar se a sua fala está boa ou não e se é preciso mudar. O seu semblante deve ser sempre aberto, simpático, agradável e o sorriso deve sempre ser usado quando for apropriado. Ser empático é um grande passo para conquistar o público.

O que fazer quando der branco?

Você não precisa passar para os ouvintes que te deu branco, afinal de contas a única pessoa que sabe que te deu branco e o que vem depois na palestra é você mesmo. Se o branco vier não se apavore, tome um bom gole de água enquanto você tenta relembrar o passo seguinte. Caso não relembre a tempo, conte uma história ou uma piada que contextualize com o tema da palestra, ao lembrar de onde parou feche o parenteses e retome a palestra.

Essas são técnicas básicas e simples que podem te ajudar muito nos desafios do seu dia a dia. Lembre-se que em um Curso de Oratória e Coaching em Comunicação você aprende e prática inúmeras outras técnicas além de aprender o momento exato de utilizá-las.

Se depois de utilizar estas técnicas você ainda se sente inseguro para falar em público, procure um Coaching que ele irá te ajudar.

 

Renato Lisboa é um empreendedor serial, busca constantemente parcerias e alianças para desenvolver soluções e respostas que impactem positivamente na sociedade. Professor universitário e de cursos técnicos ele é orientado para resultados, ambicioso, facilidade de relacionamento, integrado e ambientado com capacidade de trabalhar em equipe, negociador hábil, líder de fato, apresenta conhecimento da realidade externa, visão de processos sistêmicos, pensamento sistêmico, perspectiva a tendências, capacitado para inovar, capacidade de reter e atrair colaboradores, envolvente, empreendedor, comunicativo, habilidade de lidar com paradoxos, formação acadêmica Superior interdisciplinar em Direito e cursando Jornalismo, Administração e Teologia, áreas de maior afinidade.

Expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas – RH, administração de pessoal, coaching, wellnellss coaching, gestão financeira e orçamentária, domínio da tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Possui ampla experiência em empresas nacionais de grande porte, com forte atuação na estratégia do negócio, abrangendo a condução de projetos relacionados à Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de mudança, Desenvolvimento e Coaching de executivos e carreira. Além do mais, possui expressiva vivência na condução de processos de Desenvolvimento desde o mapeamento de competências, plano de desenvolvimento de carreira, coaching, avaliação de desempenho, gestão de clima e planos de atração, sucessão e retenção de talentos.