Gerais

Já começou a vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos

Os produtores rurais terão até 31 de maio para vacinar todo o rebanho de sua propriedade.

03/05/2017

Teve início no último dia 02 de maio a primeira etapa de vacinação do rebanho bovino e bubalino (búfalos) contra a febre aftosa. Os produtores rurais terão até 31 de maio para vacinar todo o rebanho de sua propriedade.

A vacinação é obrigatória e é a forma mais eficiente de proteger o rebanho contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito à multa. Para comprar a vacina, este deve apresentar CPF e identidade nas lojas de revenda de produtos veterinários.

A legislação prevê como obrigatório que os produtores rurais comprovem a vacinação dos animais de sua propriedade apresentando a declaração junto à Diretoria Municipal de Desenvolvimento Rural até 9 de junho, de 7h às 12h, ou diretamente no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)  (www.ima.mg.gov.br).

Os proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa exclusivamente por meio do site do IMA. Para fazer essa comprovação será necessário que tenha em mãos a nota fiscal de compra da vacina e informações do rebanho.