Colunista - Alan Rodrigues

Deixe a Gripe pra lá!

Por Alan Rodrigues

05/05/2017

Teve início no dia 17 de Abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Segundo o Ministério da Saúde, serão vacinadas aproximadamente 54 milhões de pessoas que fazem parte de grupos prioritários como pessoas com mais de 60 anos, crianças de 06 meses a menores de 05 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional; além desses grupos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Neste ano a novidade é a inclusão de professores da rede pública e privada, pois são profissionais que tem contato com vários alunos todos os dias, estando sempre expostos a contaminação.

Dessa forma, é importante que tais grupos sejam vacinados antes do início do inverno, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito de imunização.

A Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é de elevada transmissibilidade e sua distribuição é no mundo todo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais), daí a importância de se vacinar tais grupos prioritários.

Vacinação

A vacinação contra influenza é efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Contraindicações

A vacina da Influenza é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores (reação a doses anteriores da vacina) bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Reações Adversas

Manifestações como dor no local da injeção, eritema (vermelhidão) e enduração podem ocorrer e são geralmente resolvidas em 48 horas. Febre e mal estar podem ocorrer em pessoas que não tiveram exposição anterior a vacina. Informe-se no Posto de Saúde sobre as possíveis reações e as contraindicações da Vacina.

Por que vacinar?

A vacinação contra a gripe é a forma mais efetiva para poder prevenir da doença. Inúmeros estudos da literatura demonstram a eficiência da vacinação contra gripe como forma de diminuição não só da prevalência da doença, como das complicações decorrentes desta (internações, uso de medicamentos e mortes).

A Vacina da gripe não vai acabar com a doença, mas vai reduzir os casos e as complicações relacionadas a gripe, além de reduzir as taxas de hospitalizações e o uso de medicamentos para tratar a Influenza. Por isso, medidas de prevenção como a vacinação, devem ser realizadas para que assim possamos prevenir complicações relacionadas a doença.

E lembre-se:

Fonte:

SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações [http://pni.datasus.gov.br/]

Ministério da Saúde [http://portalsaude.saude.gov.br]

 

Alan Rodrigues é Enfermeiro, pós-graduado em Gestão de Saúde, Formação Pedagógica e Saúde da Família. É mineiro, apaixonado por Minas; apoiador de causas sociais; adora escrever e ver séries, além de um bom papo e um cafezinho da roça.