Gerais

Comunidade de Congonhas comemora com entusiasmo novo prédio da escola do Santa Mônica

08/05/2017

Alunos do bairro Santa Mônica e região começaram a utilizar o prédio próprio da Escola Municipal Jair Elias na cidade dos Profetas. Comunidade e o Governo Municipal realizaram a inauguração do novo espaço que está bem mais agradável e estimulante para a aprendizagem, o que tornará aquela instituição referência em educação, cultura e integração social. O Governo Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Obras, investiu R$2.110.116,26 na construção das novas acomodações, erguidas pela empresa OSW Ltda., contratada por meio de licitação.

A escola, criada em 12 de janeiro de 2004, possui atualmente 170 alunos da Educação Infantil e do 1° ao 6° ano e é a 23ª da rede municipal, com atividades complementares de tempo integral da Educação Infantil ao 5º ano.

Além de toda a comunidade escolar, houve também a participação do prefeito Zelinho, vice-prefeito Arnaldo Osório, as Secretárias Municipais Maria Aparecida Resende (Educação) e Rosemary Benedito (Obras), vereadores, diretora da escola Conceição das Graças Cordeir e estiveram presentes ao evento a família do senhor Jair Elias, que dá nome à instituição de ensino, e moradores da região.

A estrutura do prédio novo conta 8 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, auditório, sala de secretaria, sala de direção, sala de pedagogo, sala de professores, sala de recurso, sala de recuperação, sala de artes, banheiro masculino, banheiro feminino, banheiro para portadores de necessidades especiais, banheiro para servidores, despensa, refeitório, cozinha, deposito de merenda e playground. A escola, localizada à Rua Eurico Lobo, 450, Santa Mônica, começou a funcionar na última sexta-feira, dia 05 de maio.

A diretora Conceição das Graças Cordeiro diz que a diferença do novo prédio em relação ao antigo já se percebe na inauguração, quando centenas de pessoas puderam ser recebidas na escola. “O espaço físico e a bela estrutura nos dão condições de desempenhar melhor nossas funções de educadores e oferecer ótimas condições de aprendizagem aos alunos na sala de aula, biblioteca, Educação Física, brincadeiras, jogos, entre outras atividades. Sempre acreditamos na palavra do prefeito Zelinho que esta obra sairia”, reafirma.

A escolha do nome para a escola Jair Elias

Criada em 2004, a escola municipal do Santa Mônica homenageia Jair Elias, que se dedicou às causas sociais e trabalhou em prol da comunidade. Ele foi responsável também por erguer a Igreja de Santa Mônica.

Sr. Jair Elias nasceu e cresceu em Carandaí. Aos anos 40, se mudou para a antiga Casa de Pedra, onde trabalhou como operador de máquinas na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Casado com Maria Apolônia e pai de dez filhos, Jair Elias foi para a sede de Congonhas, em 1965, e se tornou proprietário do sítio São José, localizado às margens da BR-040. Parte dessa propriedade foi loteada, dando origem ao bairro Santa Mônica.

Robson dos Santos Elias, filho de Jair Elias, falou em nome da família durante o evento de inauguração do novo prédio da escola. “Meu pai lutou muito pelo social em Congonhas. Esta obra que está sendo inaugurada é a cara dele. Quero cumprimentar de forma muito especial aos alunos, que são a razão de tudo, e aos funcionários da escola. Tudo isso devemos ao prefeito Zelinho, que tem um olhar muito especial para a Educação do Município. Mais esta obra coloca o nome dele na história de nossa gente. Agradeço em nome de minha família, por eternizar o nome do nosso querido pai”, encerrou, emocionado.