Cultura

Ouro Preto receberá exposição fotográfica

09/05/2017

A influência chinesa na arte barroca mineira poderá ser vista nas fotografias de Eduardo Tropia, na exposição Barroco X Chinesice, no Anexo I do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto no próximo dia 14. As imagens foram feitas digitalmente e unem o barroco de Ouro Preto com as influências chinesas, trazidas de Macau pelos portugueses. Na cidade, pinturas com traços da cultura chinesa podem ser encontradas nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos do Padre Faria e de Santa Efigênia. 

O Glossário de Arquitetura e Ornamentação, de Affonso Ávila, João Marcus Machado Gontijo e Reinaldo Guedes Machado, define a chinesice  como “Elemento decorativo de inspiração chinesa (do francês, chinoiserie)”. Com a ampliação das viagens marítimas portuguesas, curiosidades encontradas do outro lado do mundo passam a fazer sucesso na Europa. Produtos artísticos genuinamente orientais ou influenciados pela cultura oriental passam a ter forte presença no velho continente e, consequentemente, em suas colônias. A combinação das cores vermelha e dourada, que imitava os estilos chineses, começa a surgir na ornamentação da arquitetura colonial. A primeira fase do barroco brasileiro traz exemplos desse tipo. Os motivos chineses caíram em desuso, mas o estilo permaneceu impresso em muitas edificações, em especial, nas religiosas, em várias partes do Brasil, com destaque para Salvador, Olinda e João Pessoa. Em Minas Gerais, a chinesice pode ser encontrada em Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Sabará, Barão de Cocais, Tiradentes e São João del-Rei.

Murus

De uma parede pintada em oficina do festival de inverno surgiram imagens únicas, registradas pelo fotógrafo ouro-pretano Eduardo Tropia. A série de imagens expressa arte, cores, formas barrocas e um enquadramento único, resgatando toda a efervescência cultural da cidade. A série Murus participa do 10º Festival de Fotografia Hercule Florence, em Campinas/SP, e pode ser vista na Biblioteca Central da Unicamp, durante o Festival de Fotografia e, também, até o dia 19 de maio.

"Eduardo Tropia, intrépido e instigante fotógrafo, registra e recupera Ouro Preto, na sua recôndita condição primeva - a beleza. Sob suas lentes, refulgem os rostos das casas, os dorsos das igrejas, a vida que pulsa em becos e ruas. Revela também da umbilical cidade, tangíveis sofrimentos que lhe abrem fissuras e feridas, ruídos e fumaça", afirma Haroldo Paiva, curador da exposição.  A obras que compõem a série Murus já foram expostas em Ouro Preto, Lavras Novas, Mariana, Tiradentes, Belo Horizonte e em São Paulo.

Sobre o artista

Fotógrafo com mais de 40 anos de atuação, Eduardo Tropia tem no currículo trabalhos em destinos turísticos, fotografias industriais, editoriais (Jornal O Tempo como fotógrafo e editor de fotografia, Revista IstoÉ), artes plásticas e artes cênicas. Lecionou fotografia na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), ofereceu oficina de fotografia para o Fotógrafos em Ouro Preto por cinco anos seguidos e, em 2016, para o IFMG, no Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro. Ministra oficinas e workshops de fotografia periodicamente em Ouro Preto, cidade onde vive. Produziu exposições, entre elas: Memória dos Festivais de Inverno Ouro Preto e Mariana; Ouro Preto Tudo é Jazz; Ruas de Minha Vida, que também foi exposta na cidade de Lagos, em Portugal, durante o Cineport 2006. Em Belo Horizonte e São Paulo, assinou a exposição “E nós que nem sabemos”. Apresentou trabalhos na Casa Cor Minas em 2012 e 2013. Integrou a exposição Minas Território das Artes, no Palácio das Artes em maio de 2014. Integra o coletivo Olho de Vidro há 10 anos. Com a Série Murus, participou de oito exposições em Galerias de Arte, em 2015 e 2016. Faz parte do documentário Profissão Fotógrafo, estreado em 2016 e produzido pela Estação Mídia filmes, com 21 fotógrafos mineiros. É gestor do site ouropreto.com.br e consultor editorial para sites de informações culturais e turísticas.

SERVIÇO

1- Barroco X Chinesice, com fotografias de Eduardo Tropia

Exposição aberta à visitação até 14 de maio, no Anexo do Museu da Inconfidência - Ouro Preto/MG - Entrada franca

2- Murus, com fotografias de Eduardo Tropia

Exposição aberta à visitação até 19 de maio, na Biblioteca Central da Unicamp - Campinas/SP - Entrada franca

Fonte: Converso Comunicação