Conselheiro Lafaiete

Prefeitura de Lafaiete inicia atividades de orientações sobre o Serviço de Inspeção Municipal

09/05/2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Gerência de Agropecuária e Abastecimento realizou na última semana uma ação educativa no Mercado do Produtor. O objetivo foi levar aos produtores e consumidores da feira as orientações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a importância de oferecer e consumir produtos certificados.

A Médica Veterinária Lidiane de Andrade Vidal e a Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos Naiara Thais Barbosa Sacramento, distribuíram material educativo e informativo aos produtores com orientações sobre a importância de ter seu produto certificado com o selo do SIM, assegurando desta forma a oferta de produtos que atendam aos padrões de qualidade sanitária.

As profissionais da Secretaria informaram também aos clientes da feira sobre a relevância de consumir produtos certificados, a fim de garantir que levem para casa produtos de qualidade que não comprometerão a saúde da família. “Consumidores devem conferir embalagens e rótulos dos produtos onde constem informações essenciais como validade, ingredientes e modo de conservação, além do selo que mostra que o alimento foi produzido dentro dos padrões sanitários exigidos.  No material distribuído constam ainda orientações sobre cuidados com alimentos, como escolher, conservar e higienizar”, destacaram.

Todos aqueles que trabalham com produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados devem ser cadastrados. Com a certificação, produtores também são beneficiados, pois com seus produtos regularmente registrados terão seus mercados ampliados e evitam prejuízos com apreensão de mercadorias ou multas, recebem auxílio técnico. Além disso, esses produtores têm autorização para uso de selo de qualidade aumentando a credibilidade de seus produtos para poder oferecer produtos de qualidade, isentos de perigos e seguros para a saúde do consumidor.

As ações de inspeção e fiscalização terão inicialmente caráter educativo, sendo criados programas de capacitação para produtores. Os estabelecimentos ainda poderão receber registros provisórios até se adequarem às normas. A fiscalização será realizada por profissionais qualificados, devidamente identificados, respeitando as peculiaridades de cada produtor. Mais informações pelos telefones (31) 3769-9037 ou 3769-3011.