Gerais

Oficial da 13ª RPM é agraciado com medalha no Dia da Vitória

09/05/2017

O início do mês de maio em muitos países europeus é um período de festividades onde ocorrem desfiles, congressos e solenidades para festejar a vitória dos Aliados contra o nazifascismo existente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Por isso, no dia 8 de maio é comemorado o Dia da Vitória, data em que os oficiais do exército alemão assinaram sua rendição.

A cidade de Barbacena também realizou uma solenidade para celebrar o septuagésimo segundo aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e contou com a participação de civis, militares e de alunos de escolas do município. Uma Missa em Ação de Graças foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ministrada pelo Capelão da EPCAr, Padre Paulo Simões.

A solenidade Cívico-Militar aconteceu na Praça Dom Silvério, em frente ao Monumento ao Expedicionário, onde foi depositada uma coroa de flores em homenagem aos Ex-pracinhas da Força Expedicionário Brasileira (FEB). Num gesto de respeito e de amor à Pátria foi executado o Hino Nacional Brasileiro, como hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e também a  anção do Expedicionário.

O heróis vivos daquele tempo, os ex-combatentes, Ary Lopes, Helvécio Miranda, João Batista da Silva, João Rodrigues da Costa, foram os homenageados especiais da cerimônia e receberam as honras merecidas do povo barbacenense pelo ato de heroísmo e bravura durante a guerra. Uma salva de tiros marcou o  Dia da Vitória. No total, quarenta e cinco personalidades foram agraciadas com a Medalha Expedicionário Álvaro Jabour, dentre elas, o Chefe do Estado-Maior da Décima Terceira Região da Polícia Militar, Ângelo Augusto de Pádua e Silva.

A condecoração é concedida a personalidades civis e militares como forma de reconhecimento pelos relevantes e valorosos serviços prestados em prol da sociedade barbacenense, ao Estado de Minas Gerais, das Forças Armadas e do Brasil.

Trecho da Canção do Expedicionário

Por mais terras que eu percorra, Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que leve por divisa
Esse “V” que simboliza
A vitória que virá:
Nossa vitória final,
Que é a mira do meu fuzil,
A ração do meu bornal,
A água do meu cantil,
As asas do meu ideal,
A glória do meu Brasil.