Gerais

DEER MG realiza Seminário para debater o Maio Amarelo

Neste ano o Maio Amarelo tem como tema “Minha escolha faz a diferença”.

10/05/2017

O movimento Maio Amarelo foi aberto oficialmente por entidades ligadas ao Governo de Minas Gerais nesta quarta-feira, 10, com o Seminário Estadual Vida no Trânsito, no auditório do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). Palestras e debates serão realizadas até a quinta-feira, 11, e abordarão a importância da conscientização da sociedade sobre a segurança no trânsito.

Hoje, o Brasil é o quarto colocado em número absoluto no ranking dos países com maior volume de vítimas no trânsito. No país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão dos acidentes em ruas, avenidas, estradas e rodovias, morrem aproximadamente 44 mil pessoas.

Entre os órgãos parceiros estão a Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Polícia Militar, Universidade Federal de Minas Gerais e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais.

O evento encerrará com a mesa redonda cuja pauta traz a comunicação social como estratégia de prevenção dos acidentes de trânsito. O Coordenador de Mobilização Social/Publicidade e Propaganda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Joney Vieira, será o mediador do debate, com a participação dos jornalistas Eduardo Costa e Guilherme Paranaiba Gouveia.

Sobre o Movimento

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas  (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”,  o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões que poderiam ser voltados a ações sociais.

Neste ano, o Maio Amarelo tem como tema “Minha escolha faz a diferença”, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros).