Colunista - Matheus Júnior

Três coisas que podem impedir uma comunidade de crescer

Por Matheus Júnior

02/06/2017

Não pretendo trazer uma formula mágica pra solução de todos os problemas da sua comunidade e muito menos dizer que estou sobre toda a razão e verdade, mas sim, fazer uma breve análise de alguns fatores que podem ser cruciais para o NÃO crescimento do seu bairro, grupo ou equipe.

1- Desinteresse/preguiça
Você já deve ter escutado aquele ditado: "quem quer faz, quem não quer inventa desculpa", pois é meus amigos e realmente é assim. A falta de interesse por parte dos moradores de um bairro sobre seus assuntos mais importantes como saúde, segurança, lazer e educação, tem desanimado muitos líderes que possuem realmente boas intenções a abandonar o navio. Quem nunca deixou de ir naquela reunião por achar que não era importante? Quem nunca deixou de ir a uma reunião por causa do cansaço do dia a dia? Quem nunca faltou a uma reunião porque estava frio demais e você não pensou duas vezes quando viu a possibilidade de ficar na cama enrolado debaixo das cobertas? #QuemNunca

2- Conflitos internos

Os seres humanos são seres magníficos e extraordinários, o que faz de nós seres peculiarmente únicos, mas ao mesmo tempo, iguais. Somos únicos em nossa personalidade, interesses e gostos, porém entretanto, somos todos iguais perante Deus, em Sua imagem e semelhança. E devido ao fato de sermos criaturas completamente ricas em adversidade de opiniões e pensamentos, obviamente isso gera muitas discórdias e conflitos entre nós quando vivemos em conjunto. Isso é algo magnífico e esplêndido! Entretanto, quando não aprendemos a respeitar e a lidar com esses conflitos e opiniões contrárias a nossa, começamos a criar verdadeiras "picuinhas" dentro da comunidade e o que era pra ser algo lindo e útil para o crescimento, torna se conflitos internos que impedem um grupo de pessoas a se desenvolver.

3- Impaciência

Recentemente estive em Belo Horizonte, onde encontrei um senhor muito distinto e amigável, chamado Wilson, que trabalhava pelas ruas de BH, fazendo suas 'panelinhas de pressão' de latinhas de cerveja. Pegando certa afeição pelo senhor e sua distinta forma de conversar, me sentei por alguns minutos para ouvi-lo, onde ele me contou sua história. Ele me disse que quando era mais novo, na sua juventude, ele cometeu muitos erros e se envolveu com coisas da qual ele se arrepende muito até hoje, ele me disse que na flor da sua juventude ele desejava dominar o mundo e tinha grandes objetivos, e devido a tanto ardor em querer tudo na hora ele acabou perdendo tudo, porque não soube esperar. Depois de mais alguns minutos de prosa eu já ia começando a me despedir, ele segurou em meu braço e disse: "Matheus, o segredo é ter paciência e saber esperar o momento certo das coisas acontecerem, porque já dizia a bíblia, 'nenhuma folha cai de uma árvore sem que esteja debaixo da vontade de Deus'." Muitos de nós não sabemos esperar e já queremos resultados imediatos das nossas ações e de nossos líderes, não damos chances das coisas acontecerem e com isso colocamos tudo a perder. Saber esperar é um dom divino, que todos nós deveríamos buscar.

Essas três coisas tem atrapalhado muitos grupos e comunidades com potenciais incríveis de crescimento se estagnarem e a cairem em descontentamento e fracasso. Peço a Deus que isso não aconteça mais conosco, para que venhamos ser pessoas interessadas pelo nosso bairro, maduras e sábias a lidar com opiniões adversas as nossas e para que venhamos a ser pacientes. Assim, com as falas da tartaruga que venceu a lebre do célebre conto infantil eu encerro meu texto dessa semana: "com paciência e sem parar, vamos longe".

 

Matheus Júnior é um jovem lafaietense que ama Deus e sua família, filho da dona Cláudia e do sô Denílson. Envolvido desde a infância em ajudar o próximo e sua comunidade. Cristão, gremista e apaixonado por leitura, ursos polares e séries. Presidente do bairro Paulo VI, coordenador e fundador do projeto social Juventude do Bem.

Contatos: matheusjunior318@gmail.com/facebook.com/matheusjunior25/instagram.com/matheuzjunior/ YouTube.com/matheusjunior