Colunista - Renato Lisboa

O PODER DA COMUNICAÇÃO

19/06/2017

A comunicação é o mais poderoso processo criado pelo ser humano. Ocorre que, mais de 60% dos problemas encontrados em todos os lugares, resultam pela ineficiência da comunicação.

Neste contexto é preciso esclarecer que a comunicação entre pessoas não acontece apenas com a fala. Mais de 93% (noventa e três por cento) da comunicação é realizada por aquilo que chamamos de comunicação não-verbal, ou seja, pelo uso dos gestos, postura, expressão, entonação e a ênfase no discurso. Vejamos então, dicas de comunicação não-verbal:

ENTONAÇÃO

É a variação do tom (grave / agudo) utilizado de acordo com o objetivo a ser alcançado pelo destinatário da comunicação. É pelo uso da entonação que o receptor distingue a situação e subtrai o contexto pelo qual o interlocutor quer inseri-lo ou quer que ele entenda. A entonação também é muito usada para chamar a atenção dos destinatários da comunicação.

ÊNFASE

 Esse recurso é muito utilizado quando o objetivo que o destinatário da comunicação quer que se faça entendido é o de manifestar o tão importante, é algo e por isso o enfatiza com frequência e retidas vezes. Para enfatizar o interlocutor pode aumentar a intensidade, variar a frequência, variar a velocidade, prologar as vogais sem que a fala fique arrastada.

VELOCIDADE DE FALA

Para utilizar a variação da velocidade da fala é preciso que o remetente da comunicação esteja atento ao feedback encaminhado pelo destinatário da comunicação, pois uma fala acelerada pode ser um dificultador para o processamento da informação. Nem todas as pessoas processam a informação com a mesma velocidade e para aqueles que processam mais lentamente estar recebendo a comunicação de uma pessoa cuja fala é rápida, pode ser um dificultador. É claro que para dar ênfase as pessoas podem utilizar desse recurso de vez em quando, mas não a todo momento. Esse é o cuidado que tem que se ter com a utilização da velocidade da fala.

ARTICULAÇÃO

O movimento adequado da boca fazendo expressar cada vogal e consoante de forma correta pode ajudar em muito o entendimento da informação pelo destinatário, visto que caso ele perca o som emitido pela fala ele terá a oportunidade de compreender o que foi falado apenas pela leitura labial emitida juntamente com a informação.

TOM DE VOZ

Se você quer gerar confiança e credibilidade nas pessoas com o que você quer falar, é importante que você utilize um tom de voz grave, firme e esclarecedor. O volume da voz deve estar de acordo com o ambiente e com o numero de pessoas a que se destina a comunicação. Em ambientes muito grandes ou abertos e com grande número de pessoas, o uso do microfone poderá ser indispensável. Em todas as ocasiões evite falar em tom agudo e com entonação ascendente, pois caso contrario poderá não transmitir segurança e assertividade.

 

Renato Lisboa é um empreendedor serial, busca constantemente parcerias e alianças para desenvolver soluções e respostas que impactem positivamente na sociedade. Professor universitário e de cursos técnicos ele é orientado para resultados, ambicioso, facilidade de relacionamento, integrado e ambientado com capacidade de trabalhar em equipe, negociador hábil, líder de fato, apresenta conhecimento da realidade externa, visão de processos sistêmicos, pensamento sistêmico, perspectiva a tendências, capacitado para inovar, capacidade de reter e atrair colaboradores, envolvente, empreendedor, comunicativo, habilidade de lidar com paradoxos, formação acadêmica Superior interdisciplinar em Direito e cursando Jornalismo, Administração e Teologia, áreas de maior afinidade.

Expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas – RH, administração de pessoal, coaching, wellnellss coaching, gestão financeira e orçamentária, domínio da tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Possui ampla experiência em empresas nacionais de grande porte, com forte atuação na estratégia do negócio, abrangendo a condução de projetos relacionados à Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de mudança, Desenvolvimento e Coaching de executivos e carreira. Além do mais, possui expressiva vivência na condução de processos de Desenvolvimento desde o mapeamento de competências, plano de desenvolvimento de carreira, coaching, avaliação de desempenho, gestão de clima e planos de atração, sucessão e retenção de talentos.