Gerais

Peritos Criminais de Lafaiete desenvolvem trabalho de valorização da vida e prevenção do suicídio

04/07/2017

Gilmar e sua esposa Renata, ambos Peritos Criminais que trabalham em Conselheiro Lafaiete e região, há mais de 10 anos, desenvolvem um trabalho de valorização da vida e prevenção do suicídio, estudo este iniciado em 2006 e, que agora, em seu viés social desde o ano passado, foi colocado em prática no município de Conselheiro Lafaiete, e prontamente replicado em Barbacena e São João Del Rei.

Este trabalho, que deve se transformar em um livro ainda em setembro deste ano, é uma ramificação da tese de mestrado desenvolvida pela Renata, na UCES - Universidade de Ciências e Estudos Sociais - Buenos Aires / Argentina, de onde o casal voltou nesta última semana.

Assim, essa obra literária, incentivada pelo Rotary Club de Conselheiro Lafaiete, será integralmente doada aos institutos assistenciais e Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Conselheiro Lafaiete e região, e tem a singela pretensão de orientar os profissionais, técnicos afins e voluntários dedicados ao tema, a lidarem com um assunto ainda carregado de grande estigma e tabu, mas que, quando seriamente discutido, traz orientação, sentido, serenidade, paz e orientação às pessoas vulneráveis ao ato.

Desta forma, com dados atuais e concretos, traceja soluções simples ao alcance do poder público e toda a sociedade organizada.

Os autores projetam, já para 2018, entendimentos com universidades do Chile, Argentina, Uruguai e Espanha para a publicação em espanhol de referida obra.

De acordo com Gilmar, o desejo de transformar uma pesquisa científica, inicialmente de cunho técnico-pericial, em um projeto social se deu a partir da constatação do aumento significativo do número de casos de tentativas de suicídios e suicídios propriamente ditos em nossa região; fato este que já é considerado um assunto de saúde pública em todos os países que não adotaram programas contundentes de prevenção do suicídio.

Nessa obra os leitores encontrarão a disseminação das ideias de valorização da vida, desde a tenra infância escolar, prevenindo a conduta suicida até, e inclusive, a terceira (e melhor) idade com ações de integração, informação e entrosamento de todos os grupos sociais.

O casal atesta que todo esse trabalho se alinha ao protocolo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): “Durante o mês de setembro de 2016, quando foi massivamente divulgado em Conselheiro Lafaiete, não tivemos nenhum caso de autoextermínio, resultado este que já nos deixa muito felizes”, comentaram.

Inicialmente serão produzidos 250 exemplares no Brasil (e na Argentina e demais países, 100 exemplares), onde todos serão doados. “Lançaremos um e-book que será disponibilizado gratuitamente em dois sites especializados na tratativa do tema. Todavia, caso se façam necessárias reimpressões da obra, disponibilizaremos o contato com a editora para que os interessados possam distribuir/difundir o livro”, concluiu Gilmar.