Colunista - Renato Lisboa

Dicas para uma abordagem interpessoal

Por Renato Lisboa

04/07/2017

Você tem dificuldade em abordar as pessoas? Caso o seu problema igual ao de milhares de outras pessoas no mundo, ensinamos para você algumas dicas de abordagem interpessoal que facilitará o seu convivio com as pessoas no seu dia a dia.

1. Confiança – Estudos psicologicos afirmam que uma pessoa que exala confiança tem mais chance de criar empatia com as demais pessoas. As pessoas tendem a não dar a mínima para quem é desanimado, coloca dificuldade em tudo, mantém postura cabisbaixa é inseguro e não se adapta facilmente as mudanças. Neste caso é imprescindível que a pessoa tenha uma postura confiante e que encare os problemas de frente.

2. O segredo do aperto de mão – O aperto de mão fala mais do que um simples cumprimento. Dependendo da forma como ele é utilizado já esboça grande parte das caracteristicas de quem o utiliza e já tem o condão de enviar uma mensagem com um objetivo definido para o destinatário.

3. O olhar – Olhar sempre nos olhos das pessoas e a forma mais adequada de não apenas dar a atenção devida a comunicação que se faz, como também é pelo olhar que se identifica o que há por de trás do dialogo efetivado. Estudos confirmam que muitas pessoas quando não dizem totalmente a verdade, tendem a ter dificuldade de olhar nos olhos do receptor da informação.

4. Sorrir sempre que necessário – Em um primeiro contato é sempre importante manter um aspecto aberto e suave. Nesta situação sorrir sempre que necessário e nos momentos adequados é fundamental. O ideal não é sorrir o tempo inteiro, até porque não se está o tempo inteiro em um circo ou assistindo um filme de humor. Porém soa sempre positivamente e facilita a empatia quando o sorriso é utilizado no momento adequado. Uma pequena atitude pode dizer mais do mil palavras, por isso não fique com o semblante sério durante todo o primeiro contato com as pessoas.

5. Seja cortês – Existem palavras mágicas que foram se perdendo com o passar dos tempos, mas como dissemos são mágicas e por isso não deixe de dizer: “bom dia, boa tarde, boa noite, olá, como você vai? E etc”. Na maioria das vezes colocamos em primeiro lugar os nossos afazeres e obrigações e em detrimento a isso deixamos as relações humanas em segundo plano. Lembre-se que quando fazemos contatos com outras pessoas, é um ser humano que está na nossa frente. E dá mesma forma que gostamos que as pessoas sejam gentis com a gente, nós temos que ser gentis com as pessoas. A saudação inicial diz muito sobre você, então faça de forma a contagiar o ser humano que está a sua frente pronto para compartilhar com você experiências fantásticas. 

6. Nunca esqueça de dizer o seu nome – Parece fútil essa informação, mas na correria do mundo globalizado de hoje e a pressão por resultados, faz com que as pessoas mal se apresente direito e logo já vai solicitando o objetivo que fez a pessoa buscar aquela interação interpessoal. Nestas situações, tenha calma, diga o seu nome e o que você faz. Conhecer melhor as pessoas pode abrir portas inimaginaveis e criar laços inesperados.

7. Nunca esqueça de perguntar o nome do ser humano na sua frente (se ela não o disser antes, claro) – Se acontecer de você já saber o nome da pessoa sem ter a conhecido pessoalmente, não deixe de citar que você sabe. Lembre que a pessoa quando ouve o seu nome ser dito é como se uma música tocasse em seu ouvido, por isso memorizar o nome das pessoas é outro passo super importante.

É importante você ter em mente que 60 a 80% da impressão da empatia ou anti-patia é formada nos minutos iniciais do dialogo, então hora de ter mais atenção desde o começo da conversa.

 

Renato Lisboa é um empreendedor serial, busca constantemente parcerias e alianças para desenvolver soluções e respostas que impactem positivamente na sociedade. Professor universitário e de cursos técnicos ele é orientado para resultados, ambicioso, facilidade de relacionamento, integrado e ambientado com capacidade de trabalhar em equipe, negociador hábil, líder de fato, apresenta conhecimento da realidade externa, visão de processos sistêmicos, pensamento sistêmico, perspectiva a tendências, capacitado para inovar, capacidade de reter e atrair colaboradores, envolvente, empreendedor, comunicativo, habilidade de lidar com paradoxos, formação acadêmica Superior interdisciplinar em Direito e cursando Jornalismo, Administração e Teologia, áreas de maior afinidade.

Expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas – RH, administração de pessoal, coaching, wellnellss coaching, gestão financeira e orçamentária, domínio da tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Possui ampla experiência em empresas nacionais de grande porte, com forte atuação na estratégia do negócio, abrangendo a condução de projetos relacionados à Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de mudança, Desenvolvimento e Coaching de executivos e carreira. Além do mais, possui expressiva vivência na condução de processos de Desenvolvimento desde o mapeamento de competências, plano de desenvolvimento de carreira, coaching, avaliação de desempenho, gestão de clima e planos de atração, sucessão e retenção de talentos.