Gerais

Deputado Glaycon Franco busca serviço de inspeção para liberação de comercialização de origem animal na região

06/07/2017

A fim de fomentar a economia da produção de origem vegetal e animal em nossa região, no último dia 04 de julho, o deputado estadual Glaycon Franco esteve reunido na cidade Administrativa com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Sousa Magalhães. Participaram do encontro o Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA), Dr. Vicente de Faria Paiva, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Vinícius de Carvalho e o Secretário Municipal de Governo de Conselheiro Lafaiete, Dylan Franco, que representou o prefeito Mário Marcus.

Durante a reunião, foi discutida a implantação do Sistema Estadual de Inspeção de Minas Gerais (SISEI-MG) nos municípios do Território das Vertentes. O sistema permite a autorização pelo IMA para que os estabelecimentos nele registrados, mesmo passando apenas pela inspeção regional, comercializem seus produtos em outros municípios dentro do Estado. Sem o sistema, o produtor que passa pela inspeção municipal somente pode comercializar seu produto no território do município que inspecionou.

Ainda está previsto fomentar a economia das regiões mineiras através da implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM)  para a produção, manutenção e comercialização de alimentos de origem animal. Os produtos contemplados com a ação fiscalizadora são: carne, leite, pescado, mel, cera de abelha, ovo e seus derivados, além de outros em estudo para integrarem o rol acima.

Marcílio esclareceu que o SISEI é um sistema eficiente de inspeção para os municípios, pois pode contribuir, ainda, para produtos de origem vegetal, análise de processos e rotulagem.

O Diretor-Geral afirmou ainda, que o SISEI auxilia os produtores que, em sua maioria, trabalham de forma artesanal, apenas com a colaboração da família. “Nós já fizemos revisão da legislação de inspeção que será encaminhada a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG  e, em seguida, direcionada para votação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, declarou.

O deputado Glaycon Franco convidou o IMA, por meio de seu Diretor-Geral, para participar de uma reunião da AMALPA para detalhar as informações sobre os trabalhos do SISEI aos prefeitos e vereadores, esclarecendo sobre as vantagens de aliar o sistema aos consócios de municípios e fomentar o serviço de inspeção nos municípios que ainda não o implantaram.

Glaycon ressaltou que a região possui significativa produção e que essas informações são de grande valia para os produtores da região, por intermédio da AMALPA.  “A reunião com o diretor Marcílio foi muito importante para esclarecer alguns dos trabalhos realizados pelo IMA. A cada dia os produtores rurais vem enfrentando mais dificuldades para ampliar e investir na qualidade de seus produtos. Com as informações que foram colhidas hoje, ajudaremos os trabalhadores da nossa região. Aproveitei para, com a aquiescência do presidente Mário Marcus, convidar o diretor para participar da próxima reunião da AMALPA que será em Senhora de Oliveira. Vamos apoiar os produtores a certificarem os seus produtos com o selo de qualidade dos seus processos e produtos”, afirmou Glaycon.

Ao final da reunião, o deputado ainda entregou um ofício solicitando implantação do serviço de inspeção regional do IMA, a ser capitaneado por uma instituição que congregue alguns municípios do Território de Desenvolvimento das Vertentes, preferencialmente a AMALPA.