Conselheiro Lafaiete

Subsecretário do Governo de Minas abre debate sobre o artesanato de Lafaiete e região

15/08/2017

A Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete recebeu no último dia 11 de agosto, o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Governo de Minas Gerais, Pedro Leão. Ele esteve reunido com artesãos da região para esclarecer sobre o cadastramento da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. Também participaram do encontro o deputado estadual Glaycon Franco, o Prefeito de Lafaiete Mário Marcus, o Secretário Municipal de Cultura Geraldo Lafayette e demais representantes culturais de cidades da região.

Pedro Leão reforçou a importância de se profissionalizar o ofício do artesanato que atualmente tem sido utilizado como complemento de renda e não como atividade principal. “Cultura é economia e o artesanato pode gerar bastante dinheiro. O Campo das Vertentes é um verdadeiro corredor de artesanato e Conselheiro Lafaiete está nesta rota. Temos que usufruir de nossa localização para escoar nossos produtos”.

O Subsecretário ainda comentou sobre os cadastros de artesãos que serão realizados durante o “Governo Presente”, atividade que acontecerá em Conselheiro Lafaiete em outubro. A ação leva a sede do executivo para as cidades, com previsão da presença do Governador e Secretários de Estado em agendas específicas com prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. Ele também noticiou sobre o lançamento de um portal do artesanato no estado que ocorrerá em dezembro, juntamente com o Plano de Artesanato, possibilitando que os artesãos mineiros possam usufruir de um sistema de comércio eletrônico para venda de seus produtos (ecommerce).

O deputado Glaycon Franco comentou que a atividade artesã tem totais condições de evoluir mesmo em momentos econômicos delicados como o atual. “Vivemos a maior recessão na economia em muitos anos e o artesanato tem muito a contribuir para contornarmos esta situação”.

Mário Marcus aproveitou o momento onde reafirmou seu apoio aos artesãos da cidade. Disse ainda que esta área tem recebido especial atenção da Administração Municipal dada a sua relevância na manutenção da identidade cultural, por meio de manifestações e expressões populares, e ainda como um importante fator para o desenvolvimento local e geração de fonte de renda. “A Administração tem o compromisso de valorizar e incentivar todas as atividades que fomentem a economia local e contribuam para o desenvolvimento do município de Conselheiro Lafaiete”, concluiu.