Gerais

Deputado Lafayette Andrada apoia campanha Setembro Amarelo

Assembleia de Minas se ilumina de amarelo para alertar sobre suicídio.

07/09/2017

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir desta sexta-feira (8), será iluminada de amarelo como sinal de alerta para um dos graves problemas de saúde pública do mundo: o suicídio. A iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, é parte da campanha nacional Setembro Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da população para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e apontar as formas de prevenção.

Para o vice-presidente da Assembleia de Minas, deputado Lafayette Andrada, a iniciativa reforça a ideia de que o poder público deve estar atento a este problema tão grave. “O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios, cerca de 30 pessoas se matam diariamente. Entre os jovens, houve crescimento de 30% dos casos, em dez anos. A campanha traz à população conhecimento sobre esse problema de saúde pública. A Assembleia Legislativa apoia a causa”, ressalta Lafayette.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, o suicídio é responsável por mais mortes do que homicídios e guerras juntos. A estimativa é de que, a cada 40 segundos, uma pessoa se mate e, a cada três segundos, uma atente contra a própria vida. Em 2012, cerca de 800 mil pessoas morreram no planeta em decorrência de autoextermínio. Segundo especialistas, 90% das situações podem ser evitadas, desde que as pessoas falem sobre o assunto e busquem ajuda profissional para tratamento e prevenção de possíveis novos casos.