Gerais

Peritos Criminais de Conselheiro Lafaiete lançam cartilha de prevenção ao suicídio

A cartilha foi patrocinada pelo Rotary Club de Conselheiro Lafaiete.

13/09/2017

Em um evento realizado nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, os Peritos Criminais da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Renata Karla Peres Rodrigues e Gilmar Dias Rodrigues, lançaram uma cartilha informativa sobre as ações do Projeto Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, projeto este que integra a campanha mundial “Setembro Amarelo”.

Na ocasião, marcaram presença no evento representantes do Rotary Clube de Conselheiro Lafaiete, entidade parceira e patrocinadora da cartilha, representantes da Polícia Civil e Polícia Militar, vereadores, Bombeiros e representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV). Também prestigiou o evento Dra. Varinia Alejandra Frau, psiquiatra forense argentina que faz parte do projeto.

A iniciativa surgiu a partir da constatação do elevado número de suicídios consumados e atendidos pelos peritos criminais na área de atuação da Delegacia Regional de Conselheiro Lafaiete, o que levou ao estudo da matéria e a busca de mecanismos de intervenção para prevenção desse cenário. O trabalho integrou um mestrado em Ciências Criminais Forense desenvolvido em Buenos Aires orientado pela psiquiátra forense e médica legista na Argentina, Dra. Varinia Alejandra Frau Aveal e a as ações passaram a integrar a campanha mundial do Setembro amarelo. A proposta estendeu-se a algumas cidades do 13º Departamento de Polícia Civil e também culminou na edição de leis municipais concernentes ao tema em Conselheiro Lafaiete e Barbacena.

 

Segundo Renata, durante o mês de setembro de 2016, período de intensificação das atividades do projeto não foi registrado nenhum suicídio consumado no município de Lafaiete. “O que muita gente não sabe é que nove em cada dez suicídios são evitáveis. A proposta é abordar o tema de maneira simples, direta e eficiente, levando a população a possibilidade de conhecer o assunto, promovendo uma intervenção social a fim de evitar o acometimento do suicídio”, explicou Renata.

Assim, essa obra literária, incentivada pelo Rotary Club de Conselheiro Lafaiete, será integralmente doada aos institutos assistenciais e Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Conselheiro Lafaiete e região, e tem a singela pretensão de orientar os profissionais, técnicos afins e voluntários dedicados ao tema, a lidarem com um assunto ainda carregado de grande estigma e tabu, mas que, quando seriamente discutido, traz orientação, E os autores projetam, já para 2018, entendimentos com universidades do Chile, Argentina, Uruguai e Espanha para a publicação em espanhol de referida obra.

Nessa obra os leitores encontrarão a disseminação das ideias de valorização da vida, desde a tenra infância escolar, prevenindo a conduta suicida até, e inclusive, a terceira (e melhor) idade com ações de integração, informação e entrosamento de todos os grupos sociais.

 

O presidente do Rotary Club de Lafaiete, Eduardo Souto, falou sobre importância desse trabalho para a sociedade e agradeceu a oportunidade do Rotary ser parceiro, ressaltando o apoio de todos os companheiros de clube para a realização deste projeto.

Atendimento

O CVV - Centro de Valorização da Vida, oferece atendimento gratuito por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas por dia para as pessoas que precisam de apoio emocional e psicologico em todo Brasil. A ligação pode ser feito para o 141 e a partir de 30 de setembro de 2017 será gratuita para todo Brasil através do número 188. Para mais informações, o site é www.cvv.org.br

A cartilha do projeto está disponível online e pode ser baixada gratuitamente. Para acessar CLIQUE AQUI.

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos