Gerais

13ª RPM deflagra mais uma Operação Vertentes

22/09/2017

Aconteceu nesta quinta-feira (21) mais uma edição da “Operação Vertentes” desencadeada pela 13ª RPM, responsavel pela segurança da população de 61 municipios. Esta ação previamente planejada, acontece mensalmente, desde o início do ano e tem o objetivo de desenvolver ações e operações de forma integrada, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes violentos.

O foco da operação são abordagens a pessoas e veículos automotores, com o intuito de identificar e prender autores de delitos em flagrante ou em virtude de mandado judicial; apreender drogas, armas e veículos automotores, em situação irregular; recuperar veículos e objetos furtados/roubados, dentre outras ações.

Uma das características da “Operação Vertentes” é que todo o efetivo, incluindo, o da área adminitrativa, é empregado, simultâneamente, em operações como “Cavalo de Aço”, “Batida Policial”, “Incursão em Zonas Quentes de Criminalidade, no Cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão- MBA”, dentre outras.

Também ocorre o rodízio dos pontos definidos para cada operação, de modo que a PM esteja presente em vários bairros das cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete, São João Del Rey e Congonhas.

Durante a operação foram empregados 505 policiais militares, desencadeadas 262 operações, efetuada a prisão de 14 pessoas, dentre eles, de um foragido da justiça e apreendidos 04 menores.

Ainda ocorreu a fiscalização de veículos, além de operações como Blitz dentro da Campanha Nacional do Trânsito, com distribuição de PM Serviços, com orientação aos motoristas. Apreensão de um CRLV, uma CNH. Foram confeccionadas 43 Autos de Infração de Trâsntio-AIT's, além de alguns veículos removidos.

As equipes cumpriram 20 Mandados de Busca e Apreensão, com êxito na apreensão de 10 tabletes e 01 bucha de maconha,08 papelotes de cocaína já doladas e certa quantidade de crack.

Também foram apreendidas uma arma de fogo, munições de diversos calibres, dois carregadores, um pé de maconha, aproximadamente R$ 4.099,00 (quarto mil e noventa e nove reais), uma porção de cocaína, uma balança de precisão, além de recuperados diversos produtos de furto.