Rio Espera

Vereadores de Rio Espera questionam e não aprovam Projeto de Lei que autoriza o município a contratar operações de crédito

01/10/2017

Em reunião extraordinária na Câmara Municipal de Rio Espera, no dia 25 de setembro, vereadores estiveram reunidos para apreciação do Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o município de Rio Espera a contratar operações de crédito com outorga de garantia com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG,  até o montante de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) destinados ao financiamento de construção, ampliação e/ou reforma de edificações públicas municipais.

O contador do Executivo esteve presente na Casa Legislativa atendendo à solicitação dos vereadores e falou sobre o projeto. Questionado se haveria um prazo estipulado de como será pago, ele esclareceu que o objetivo é a reforma do patrimônio público e não é só o município de Rio Espera que está reivindicando este recurso, sendo que outros municípios também pleiteiam este empréstimo. Segundo ele, há um entendimento que é uma antecipação de receitas para os municípios e mais detalhes serão passados após a aprovação do Projeto.

Após a sua explanação, o projeto foi colocado em votação e foi reprovado por cinco votos a quatro. Votaram contra a aprovação deste Projeto os vereadores Fernando Pinto da Silveira, Juliano Benício Henriques Gonçalves, Maria Irani Aparecida da Silveira, José Carlos de Araújo e Marco Antônio de Miranda Cunha. E a favor os vereadores, Adelmo da Rocha, Roberto Rodrigues Barbosa, Aparecida Auxiliadora da Silveira Rosa e Natália Milagres Moreira. 

Alguns vereadores justificaram o voto e destacaram que a Administração já se encontra com muitas dívidas e ainda quer contrair outra. Ainda segundo alguns vereadores que votaram contra a aprovação do projeto, não há uma informação de onde seriam gastos os recursos para pagamento e se o valor fosse menor e o objetivo mais claro, provavelmente votariam a favor de sua aprovação.