Rio Espera

Rioesperenses são destaque como professores e têm seus projetos reconhecidos

30/10/2017

Nesse mês de outubro, mês dedicado aos professores, dois rioesperenses que trabalham levando o saber ao próximo, foram destaque como professores e tiveram o reconhecimento em seus projetos junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete.

Os professores Gláucia Barbosa Soares e Diego Josafá foram os destaques nesse mês.

Gláucia leciona na Escola Estadual “Monsenhor Francisco Miguel Fernandes” em Rio Espera há 22 anos em dois cargos efetivos por concurso: o Inglês, que é a sua paixão, e o português para ensinos fundamental e médio. Ela reside em Rio Espera, é filha de Mundinha e Dóra e mãe das meninas Giovanna e Nicolly.

Diego é filho da Neusa do Zé Rita e neto da Dona Mariinha. Ele já chegou a lecionar em Rio Espera por algum tempo, mas atualmente reside em Carandaí. Diego é professor efetivo de filosofia (licenciado) na Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa de Carandaí, é Graduado em Filosofia e Bacharel em Direito e mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Desde 2015 ele exerce a função de diretor da Escola Estadual Desembargador Aprígio Ribeiro de Oliveira em São Brás do Suaçuí.

Sobre os reconhecimentos

Professora Gláucia

A SEE lançou o projeto “Iniciação Científica no Ensino Médio”, através de uma parceria com o Instituto Unibanco, Fapemig, Ação Educativa e Observatório de Favelas, onde todas as Escolas Estaduais de Minas Gerais poderiam participar, cada uma com a escolha de seu temas e cada professor do Ensino Médio com a organização do seu projeto.

Da Escola Estadual “Monsenhor Francisco Miguel Fernandes” de Rio Espera, foram enviados projetos elaborados pelas professoras de História, Língua Portuguesa, Física, Química e Biologia, sendo que somente o trabalho da professora Gláucia foi escolhido no dia 21 de outubro.

Seu projeto recebeu o título: “LINGUAJAR E IDENTIDADE CULTURAL DA COMUNIDADE DE SAMAMBAIA - RIO ESPERA - MG – BRASIL e consiste em valorizar a cultura dos alunos vindos dessa comunidade rural: “Faremos um estudo e pesquisaremos sobre a origem e história das pessoas que vivem nessa comunidade e se expressam, verbalmente, de uma maneira tão peculiar e porque não dizer, ao mesmo tempo tão apaixonante”, destacou Gláucia.

Em entrevista ao Foco na Notícia, Gláucia explicou que a implementação desse trabalho se dá por meio de três iniciativas: os  Territórios de Iniciação Científica (TIC) que priorizam ações de investigação sobre temas diversos advindos das realidades dos estudantes envolvidos e serão desenvolvidas por meio de projeto de pesquisa em parceira com a Fapemig, que é onde seu projeto se encaixa, e a UBUNTU/NUPEASS. Seu grupo é composto por 07 alunos do 2ºAno C, sendo Giovanna (sua filha), Laura, Débora, Camila, Keila, Alessandra e Tiago Gonçalves, que trabalharão por 14 meses. Gláucia passará por um curso para aprendizagem em Belo Horizonte para dar início ao projeto na Escola no dia 13 de Novembro.

Ela destacou sua gratidão com esse reconhecimento tão importante para a sua carreia: “Sou professora e gosto da minha vocação. Procuro sempre fazer com amor o meu trabalho e meus alunos são para mim como filhos. Ter meu simples projeto reconhecido e escolhido pela SEE muito me "envaidece", pois vejo os meus alunos sendo priorizados e valorizados através desse meu trabalho. É preciso ressaltar o apoio e incentivo que recebi do diretor Marcos que acreditou em minha capacidade. Enfim, ter esse reconhecimento, aos 22 anos de carreira de magistério, "massageia" o ego de uma simples e humilde professora”, concluiu.

Professor Diego

O Prêmio de Gestão Escolar Destaque na Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete foi conquistado pelo professor Diego (na foto de camisa preta) e ficou ainda entre os três destaques do Estado de Minas Gerais como diretor da Escola Estadual "Desembargador Aprígio Ribeiro de Oliveira" em São Brás do Suaçuí.

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários da Educação e acontece a cada dois anos. A participação é aberta a todas escolas das redes Municipais e Estaduais e se efetiva mediante um cadastro, onde os diretores têm acesso a um instrumento de auto avaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação a ser construído com a comunidade escolar. A indicação é feita por uma equipe técnica que avalia a gestão e pontua os critérios definidos no edital específico.

De acordo com Diego, essa foi a primeira vez que ele participou e  acabou sendo apontado como Destaque Regional, ficando entre os três melhores do Estado de Minas: “A indicação é o reconhecimento pelo trabalho que está sendo realizado e um mérito não só meu como diretor, mas de toda equipe que trabalha junto a mim. É um indicativo que estamos no caminho certo e um incentivo a continuar promovendo práticas eficientes na gestão escolar”, concluiu.