Colunista - Drª Selma Rocha

ÁGUA: QUAL A QUANTIDADE DIÁRIA NECESSÁRIA?

Por Drª Selma Rocha

16/11/2017

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. A composição em água de um indivíduo é da ordem de 66%.

Quem nunca ouviu dizer que precisamos tomar pelo menos de 2 a 3 litros de água por dia para que organismo funcione bem? Mas será que essa é a quantidade adequada para todos os indivíduos? A afirmação de que quanto mais água você tomar melhor para sua saúde é verdadeira? Na verdade não é bem assim! A água em excesso poderá ser prejudicial à sua saúde, podendo causar a diluição do sangue e nos casos mais extremos a redução do sódio (sal) no organismo, conhecido como “hiponatremia” que pode resultar em sintomas variados a citar: mal estar, fraqueza, desconforto gastrintestinal – náuseas e vômitos, inquietação, edema (inchaço) de mãos e pés, cefaleia (dor de cabeça) chegando à convulsão e ao coma (edema cerebral).

A quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizado até a temperatura do ambiente em que estamos. Por exemplo: precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água que no inverno. Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre alta, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para que não restem dúvidas, observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.

Ainda com dúvidas? Bem, vai uma dica prática, que muito pode lhe ajudar a calcular quanto de água você deverá ingerir por dia. De uma forma geral, necessitamos de 30ml de água por quilo de peso corporal, assim, se você pesa 70kg, é só multiplicar por 30. Ex: 70kg x 30ml = 2.100, ou seja, 2 litros e 100ml de água por dia.

Beba água de forma adequada e tenha saúde!

 

Dra. Selma Rocha é Médica Endocrinologista titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia; pós-graduada em Nutrição esportiva; Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; Co-Fundadora da CASA (Centro de Apoio à Saúde e à Alimentação – Colônia de Diabéticos).