Gerais

Deputado Glaycon Franco atua para beneficiar cadeia produtiva de equídeos

17/11/2017

O deputado estadual Glaycon Franco participou na última semana do ato preparatório para o lançamento do Arranjo Produtivo Local dos Equídeos (APL). O evento aconteceu na sede do Clube do Cavalo, no Parque de Exposições de Conselheiro Lafaiete.

Conselheiro Lafaiete é um município que tem grande relevância e muita história no estado na produção de cavalos, muares e equídeos de forma geral. O APL visa mapear a cadeia produtiva local, com vistas a permitir um incremento nas atividades, detectando pontos fortes e fracos, para seu reordenamento e melhorias. A cadeia toda desde produtores, médicos veterinários, pesquisadores, trabalhadores, empresas tanto comerciais quanto industriais, é observada e estudada.

Como consequência da identificação da cadeia produtiva, a equipe está promovendo estudos para a instalação de um laboratório para realização de exames e melhoramento genético das raças de equídeos.

 

O diretor do Clube do Cavalo de Lafaiete, Renato Serafim agradeceu o deputado pela grande ajuda que ele tem proporcionado. “Agradeço o empenho do deputado Glaycon Franco por nos ajudar neste trabalho. O APL, para nós produtores e criadores, será um grande benefício de não precisar mais fazer os exames em Belo Horizonte ou São Paulo”, destacou.

O deputado Glaycon Franco também falou sobre a importância de transformar Conselheiro Lafaiete em polo do cavalo. “Estou satisfeito com o trabalho com Clube do Cavalo em buscar melhoria para os produtores de equídeos da cidade. Eu, como filho de produtor, tenho grande paixão por tudo que remete ao homem do campo, e estou nesta luta buscando, também, para alavancar a cidade de Conselheiro Lafaiete como polo dos cavalos. Acreditamos que muitos empregos serão gerados na cidade e na região”, concluiu.

Depois de concluído o trabalho de estudos e mapeamento, o APL dos Equídeos deve ser lançado no primeiro semestre de 2018.