Conselheiro Lafaiete

Escola Municipal Professora Nilce Moreira conta com voluntários para receber nova pintura

Exemplo de cidadania mostra que a união faz a diferença.

20/11/2017

Um grupo de voluntários mostrou que a “união faz a força” ao participar de um projeto para fazer uma nova pintura a um educandário em Conselheiro Lafaiete.  Através de uma parceria com a direção e funcionários da Escola Municipal “Professora Nilce Moreira”, Rotary Club de Conselheiro Lafaiete, Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete e a comunidade escolar, a escola agora está com uma nova pintura, proporcionando um lugar mais agradável para os alunos que ali estudam.

Essa iniciativa partiu do vice-prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Marco Antônio Reis Carvalho, juntamente com a Diretora da escola Silvana: “A iniciativa surgiu com as visitas que a gente faz todas as quintas-feiras nas escolas municipais. Na "Professora Nilce Moreira", conversando com a Diretora Silvana, ela falou do projeto sobre o escritor Fernando Sabino que estava sendo realizado e a escola pintaria os muros com obras do autor. Foi aí que pensei em juntar essa vontade com alguns voluntários e colocar em prática essa ação. Conversei com o presidente do Rotary Club de Lafaiete, Professor Eduardo Souto e os companheiros rotarianos que se prontificaram a ajudar nessa empreitada”, comentou Dr. Marco Antônio em entrevista exclusiva ao Foco na Notícia.

 

Segundo Dr. Marco Antônio, a tinta foi providenciada pela Secretaria de Educação, através do Secretário Moisés e entregue na escola. Nisso, durante aproximadamente uns quinze dias, todos contribuíram para a concretização desse feito. Ajudaram na pintura, além do vice-prefeito, a Diretora Silvana Paiva, funcionários da escola, rotarianos, algumas pessoas da comunidade e o pintor profissional Vagner (Tonhão), que arranjou um tempinho em sua agenda para colaborar voluntariamente.  

A escola que não recebia uma pintura há sete anos, foi toda pintada, desde as salas de aula que estavam em situação precária, todas rabiscadas, até o pátio e as paredes dos corredores.

 

A Diretora agradeceu a todos que contribuíram para a realização dessa ação e disse que isso irá colaborar ainda mais na qualidade da educação dos alunos: “Talvez quem está de fora não tem a noção da dimensão do que aconteceu na nossa escola. E isso serve de incentivo para os nossos alunos, pois eleva até a autoestima deles. Eles chegarão mais felizes e num ambiente mais limpo, o que vai refletir no aprendizado”, concluiu.

 

Sobre o projeto de Fernando Sabino

Todas as escolas da rede municipal de ensino desenvolveram um projeto dentro da iniciativa das Secretarias Municipais de Educação e Cultura de retratar os trabalhos realizados por esse grande escritor.

A Escola "Professora Nilce Moreira" optou por trabalhar suas obras dentro da sala de aula com ilustrações. Os professores fizeram então um concurso para escolher através de votação quais ilustrações representariam as obras. Aqueles desenhos mais votados foram os escolhidos e a professora de artes e os alunos transferiram esses desenhos para o muro da escola. Cada parte do muro recebeu uma pintura com uma obra do autor.

 

“Nossa escola desenvolveu com muito entusiasmo esse grande projeto e agora temos uma escola com uma pintura nova e com os muros repletos de ilustrações do grande escritor Fernando Sabino que contribuirão para o ensino e o aprendizado de nossos alunos”, ressaltou a diretora Silvana.

No último dia 18 de novembro (sábado), a escola recebeu toda a comunidade escolar com familiares onde foi realizada a exposição dessas obras. Os alunos fizeram várias apresentações e mostravam com muita alegria os trabalhos que conseguiram desenvolver na escola.

 

Uma das obras pintadas no muro foi o "Evangelho das Crianças", desenvolvido pela aluna Luana Alessandra Alves Panzera, do 3º ano da sala Lygia Bojunga. A professora Lígia comentou sobre a importância do projeto e a escolha do desenho de Luana: “Achei um tema muito importante e talvez nem tão fácil de expressar. A palavra hoje ela é tudo na vida do ser humano. Os alunos focaram muito na palavra de Deus que é para a vida. É a água da vida que Jesus oferece para todos nós. E sem sombra de dúvidas esse projeto contribuirá e muito pra todas as crianças”, comentou.