Barbacena

Polícia Militar lança projeto de cinoterapia na Apae em Barbacena

13/12/2017

Nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a Polícia Militar em parceria com a APAE de Barbacena, realizará o lançamento oficial do Projeto de Cinoterapia, cuja base é a Terapia Facilitada por Cães (TFC), que vem a ser uma atividade em que o assistido  utiliza-se do estimulo com o semovente para vencer obstáculos, limitações físicas e psicológicas, melhorando significativamente a qualidade de vida e reintegração dessas pessoas na sociedade.

Sobre o Projeto

O Canil da PMMG em Barbacena conta com cães treinados para suplementação das atividades policiais em faro de entorpecentes, captura de cidadãos homiziados, controle de distúrbios, dentre outros.

Um dos integrantes do canil, há dois anos, o Cb PM Vilsimar, fomentou a necessidade de se implantar em nossa região o Projeto de Cinoterapia, o que foi bem aceito pela equipe de trabalho e pelo Comando da Unidade. Esta atitude embora altruísta tem ligação com um problema que o Cb Vilsimar enfrenta no seio de seu lar, pois é pai da  jovem Melissa a qual é portadora de paralisia cerebral.

A família vive a constância da luta por melhoria na qualidade de vida da MEL, sendo a APAE uma das instituições que contribuí sobremaneira para as conquistas diárias que a família obtém, contudo um dos tratamentos que renderam a Melissa ótimos resultados foi um método alopático, uma forma de terapia facilitada, a EQUOTERAPIA, desenvolvida brilhantemente em Barbacena sob a supervisão do Professor Jorge no Instituto Federal.

Em consequência desses ótimos resultados na EQUOTERAPIA, os militares e uma equipe da APAE buscaram apoio e visitaram a cidade de Sete Lagoas, onde o projeto já existe há cerca de dez anos.

Uma outra etapa importante foi a seleção e obtenção de um cão que fosse amplamente compatível com o serviço a ser desenvolvido, sendo escolhida a cadela JADE, uma Golden Retriver, doada pelo Canil Master Golden de Barbacena. Esse cão de uma docilidade e amabilidade acima da média, está sendo treinado pelo Cb Vilsimar com muito carinho e dedicação para atuar neste projeto.

Após a visita ao projeto de Sete Lagoas e com a autorização do Comando do 9º BPM, foi iniciado em outubro de 2017, na APAE, duas vezes por semana, as chamadas sessões de treino com um pequeno grupo de crianças,buscando-se realizar ajustes e pôr a prova circuitos de psicomotricidade onde o cão servisse efetivamente de estimulo aos assistidos.

Diante da forma como o projeto nasceu, a PMMG e APAE resolveram homenagear a luta da família do Cb Vilsimar e de todas as famílias que vivenciam um problema similar, elegendo a Jovem Melissa como a “Paciente Número Um”, simbolicamente a primeira assistida do projeto que visa mudar a realidade de vida de centenas de outras crianças.

 A jovem “Mel” com os alunos da turma da Tia Daniela realizarão a primeira sessão oficial deste belíssimo projeto em Barbacena, marcando a celebração de um convênio entre a PMMG e APAE que a partir de 2018 incluírá na grade de atividades a Terapia Facilitada por Cães.