Conselheiro Lafaiete

ACIAS Lafaiete presta homenagem a empresários de destaque da região

18/12/2017

 

Foi realizada nessa última semana no auditório da Associação Comercial Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete (ACIAS), a entrega de homenagens a empresários de destaque da nossa região. Além os homenageados da noite, o evento recebeu a presença de autoridades, familiares dos condecorados e diretores da ACIAS.

Foi escolhida para receber a Comenda Guilherme Albino, a Senhora Filomena Maria de Avelar Fonseca Cardoso. Ainda recebeu o prêmio de Empresário do Ano, concedido pela FEDERAMINAS, o senhor Aloisio Rodrigues Pereira.

 

Sobre a Comenda

A Comenda Guilherme Albino foi instituída em agosto de 1989 com a finalidade de reconhecer e valorizar um lafaietense apreciado por todos e que tenha se destacado na luta pela engrandecimento da cidade e região no campo socioeconômico e cultural. Além disso, que seja também perseverante em  em seus trabalhos pela comunidade.

Sobre os homenageados

 

Filomena Maria de Avelar Fonseca Cardoso, conhecida carinhosamente por “Filó Cardoso”, é natural de Lafaiete, filha da Dona Irene e João Rodrigues Fonseca, o Juquita Capela, fazendeiro em Santana dos Montes. Do seu Juquita nasceu a grande paixão por cavalos. Com o médico Doutor Marcio Cardoso com quem foi casada, teve 3 filhos – Doutores Rafael (Cardiologista) e Pedro (Fazendo Residência clínica), além de Mariana (Publicitária). São as 3 paixões de Filó, além dos netos Bento filho da Mariana e Vander e Pietro filho do Doutor Rafael e Isabela.

Filó é professora formada no Colégio Nazaré, onde estudou desde 8 anos no famoso internato desse colégio. Conta muitas histórias interessantes desse tempo. Foi comerciante por muitos anos na área educacional quando foi proprietária da escolinha infantil Paraiso da Criança, a primeira escola particular infantil de Lafaiete. Teve também lojas de presentes, móveis e decoração, a Espaço Novo Moveis, juntamente com a Rosana Barbosa.

Há mais de 40 anos, Filó se dedica ao trabalho filantrópico, no Hospital São Camilo. Começou como membro do Conselho juntamente com o Doutor Jose Moreira, falecido, em 1993, quando assumiu a presidência da Associação Beneficente São Camilo, cargo onde está até hoje. O hospital São Camilo como todos sabemos, atende a toda região, principalmente aos mais carentes, são 93% de Clientes do SUS, destes 70% são idosos.

Por isto, por esta abnegação, a ACIAS escolheu Filó como a homenageada desta noite para Receber a comenda “Guilherme Albino”. Filó tem um papel importante no clube do cavalo. Onde é sócia fundadora desde 1988 e ja foi diretora da Associação Brasileira dos criadores de cavalo Campolina.Como sabemos o Clube do Cavalo tem um importante trabalho na área social, contando com uma grande atuação da Filó.

 

Aloisio Rodrigues Pereira, nasceu em Lafaiete em 1952. Cursou o primário na Escola Inconfidência e o cientifico no Colégio Estadual Narciso de Queiros. Jogou no Aimoré e no Meridional esporte clube como goleiro. Frangueiro confesso. Aos 18 anos fez Faculdade na Universidade Federal de Viçosa. Concluindo sua primeira graduação em 1975.

É graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Química. Possui mestrado em Economia e Doutorado em Solos.

Ele tem 2 filhas – Paula (Arquiteta e Engenheira Civil, com especialização em negócios) trabalha na Empresa do pai nas áreas de projetos e comercial; Fernanda (Engenheira Agrônoma e Veterinária) responsável pelo Hotel Fazenda Da Chácara e Pecuária da fazenda Guarará. Nas suas atividades profissionais, Aloisio trabalhou na Companhia Mineira de Papeis e UFV.

Em 1984 criou a empresa DEFLOR Bioengenharia, que atua em todo o Brasil e América Latina. Fabricando produtos para proteção ambiental e executa trabalhos nas áreas de terraplanagem, drenagem, contenções e geotecnía. Aloisio inventou as biomantas antierosivas e detém hoje 10 patentes de produtos para proteção ambiental. E cerca de 40 marcas registradas. Obteve prêmios e honrarias concedidas por universidades e órgãos governamentais.

Constantemente efetua visitas em todos os continentes conhecendo empresas, universidades e entidades governamentais em busca de conhecimentos para aprimorar os seus negócios. Mas, recentemente, em razão pela paixão por cerveja, criou a Cerveja Loba. Presente em mercados de Lafaiete, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa e várias outras cidades mineiras. Dado ao sucesso obtido, construiu sua fábrica em Santana dos Montes que estará passando por um processo de ampliação em 2018 com automatização da linha envaze.

O nome Loba homenageia o Lobo Guará, que visita frequentemente a Fazenda do Guarará. Hoje são 18 estilos de cerveja e o último estilo criado se chama “Delatora” em função do momento do país, curiosamente de cor avermelhada, como deve ficar o rosto das pessoas no momento da delação. A atuação do Engenheiro Aloisio, como mostramos, atesta a assertiva dos diretores da ACIAS para indicá-lo com o “Mérito Empresarial 2017” o empresário do ano.