Barbacena

Bloco do Zé em Barbacena vai reverenciar a memória da carnavalesca Célia Mazzoni

01/02/2018

O Bloco do Zé, um dos mais tradicionais blocos de Carnaval de Barbacena, depois de homenagear em 2016 a saudosa Escola de Samba Unidos da Tijuca, escolheu como tema para o Carnaval de 2018 a história de uma das mais importantes figuras do carnaval barbacenense, a carnavalesca Célia Mazzoni, ícone dos desfiles dos anos 80 e 90 na cidade.

O samba de enredo do Bloco do Zé foi gravado em novembro de 2017 pelo cantor Zé Albino, autor do enredo e uma das mais belas vozes do samba mineiro, com arranjos do cantor Márcio du Valle, numa produção que contou ainda com as vozes do próprio Márcio e do sambista Roney, e a participação nos cavacos de Juca do Cavaco e Alexandre Lamounier.

Foram confeccionados 1500 CD´s que foram distribuídos entre as comunidades dos bairros Vilela e Caiçaras, local onde acontecerá o tradicional desfile do Bloco do Zé, que será no domingo dia 4 de Fevereiro, abrindo os festejos carnavalescos em Barbacena.

A concentração do desfile acontecerá no Museu Georges Bernanos a partir das 15 horas, e no ´sambódromo´ no bairro Vilela, próximo ao Hospital Escola, haverá movimento de barraquinhas, matinê para as crianças, batalha de confetes e o desfile do bloco que contará com a presença da família da carnavalesca Célia Mazzoni que terá uma ala especial dentro do bloco.

CÉLIA MAZZONI - ÍCONE DO LUXO NO CARNAVAL DE BARBACENA

Célia Maria Mazzoni foi professora da Escola Estadual Gabriela Andrada, Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, Colégio Imaculada Conceição, Colégio de Aplicação da Unipac, e diretora da Escola Estadual Henrique Diniz. Como professora de Educação Física notabilizou-se nas apresentações de Ginástica Rítmica no Parque de Exposições, em eventos nas praças públicas e nas escolas onde trabalhava. Foi precursora e inovadora na arte de incentivar a participação dos alunos, tornando as aulas antes monótonas, numa apresentação colorida, dando movimento ao corpo através dos exercícios e danças rítmicas através do pau de fitas, arcos coloridos e bolas de vários tamanhos e cores.

Célia Mazzoni foi uma das fundadoras do Grêmio Recreativo Escola de Samba “Voz do Povo”, onde exerceu as funções de figurinista e responsável pelas escolhas dos enredos. Foi a primeira pessoa da nossa sociedade a ir para as ruas a desfilar com fantasias de alto luxo, coisas até então só vistas pela televisão nos desfiles cariocas.

Durante os dez anos de existência da “Voz do Povo”, era sua principal atração, abrilhantando com luxo os carros alegóricos. A cada ano que passava sua presença era aguardada sempre no último carro alegórico que já chegou a medir oito metros de altura, encerrando assim o desfile.

Foi uma das maiores porta-bandeiras que já passaram pelo nosso carnaval, desfilando pela sua escola do coração, e, também, a convite do Grêmio Recreativo Escola de Samba “Vila do Carmo”. Uma vez, desfilou fazendo par com o saudoso “Silvério”, mestre sala que não dançava, ele flutuava, tamanha leveza nos movimentos do casal. Foi fundadora e partícipe do bloco “É com esse que eu vou”. Era uma carnavalesca nata. 

O BLOCO UNIDOS DO ZÉ

 

Fundado pelo vereador José Jorge Emídio, o Bloco do Zé já é uma tradição no Carnaval de Barbacena com sua apresentação sempre antes do Carnaval abrindo os festejos carnavalescos em Barbacena.

Neste ano, em parceria com o Bloco Última Hora, trará a bateria regida pelo Mestre Mundinho que contará com cerca de 50 ritmistas. O bloco trará um carro abre-alas com a grande homenagem à carnavalesca Célia Mazzoni, e será composto por alas que contarão a história da homenageada.

O Bloco do Zé é um dos mais genuínos representantes do Carnaval popular em Barbacena, tendo em sua formação, desde a diretoria até os passistas os moradores dos bairros Caiçaras e Vilela.

Fonte: BarbacenaMais