Rio Espera

Aquecedores solares são instalados na Casa de Repouso de Rio Espera

Há mais de cinco anos os aquecedores foram doados à Instituição e aguardavam para ser instalados.

01/02/2018

A Casa de Repouso de Rio Espera "Heitor Horácio Dornelas" recebeu nesse último mês de janeiro a instalação de dois aquecedores solares, o que muito contribuirá para a instituição.

O material, que havia sido dado à Instituição pela Companhia Energética de Minas Gerias (CEMIG), através do programa “Energia do Bem”, estava há mais de cinco anos parado aguardando para ser instalado.

A instalação ocorreu por intermédio do deputado estadual Cristiano Silveira que resolveu lutar por essa causa, não só na cidade de Rio Espera, mas também em mais cinco instituições da nossa região.

Em conversa com o deputado e o seu Assessor Cristian José, o Presidente da Casa de Repouso Tharley Flaviano destacou a necessidade da Casa em receber essa instalação e o deputado ficou de interceder junto à Cemig pelos asilos da nossa região que aguardavam o serviço.

Após algumas reuniões com representantes da Cemig e presidentes das instituições foi elaborado um cronograma e a instalação ocorreu nos asilos de Senhora de Oliveira, Cipotânea, Brás Pires, Presidente Bernardes, Piranga, Viçosa e Rio Espera.

Em Rio Espera foram instalados dois tambores de mil litros cada e as placas (em um valor aproximado de 50 mil reais) que serão utilizadas para distribuir água quente para os oito dormitórios, o que irá gerar uma grande economia.

 

O Presidente Tharley comemorou essa grande conquista para a instituição e agradeceu a todos que se empenharam para que isso acontecesse: “Agradeço imensamente ao deputado Cristiano Silveira e o seu Assessor Cristian José que se empenharam para que o nosso sonho fosse realizado. Agradeço também a nossa diretoria e a toda a equipe que trabalha na Casa de Repouso, os nossos funcionários que trabalham com amor e carinho para os que aqui residem e também aos funcionários da Administração da Casa, Renata e Luan, profissionais exemplares que trabalham na organização de documentação”. Ele ainda destacou: “Com os aquecedores a Casa terá uma significante economia, girando e torno de 60%”.

Dificuldades para manutenção da Instituição

Hoje a Casa conta com 35 internos, recebe doações e luta com dificuldade para honrar os compromissos no fim de cada mês, devido ao orçamento apertado. Uma luta diária para manter em boas condições o local onde os idosos estão, proporcionando o cuidado necessário para cada um eles.

De acordo com o Presidente Tharley e a Administradora Renata, a Casa chegou a firmar um convênio com Prefeitura de Rio Espera, mas infelizmente nenhum valor desse convênio foi repassado.

“Nós firmamos um convênio após entrega de várias documentações, mas não recebemos nenhum valor de repasses. Voltamos a conversar com o prefeito e ele nos disse que a Administração não teria condições de fazer os pagamentos, mas que arcaria com funeral, transporte e medicamentos. Mas é importante deixar claro que não foi repassado à Casa de Repouso nenhum valor referente ao convênio que nós assinamos, ao contrário do que foi divulgado no Jornal produzido e distribuído pela prefeitura (RIO ESPERA TRANSPARENTE) em que consta informação de que isso havia sido feito”, concluiu Tharley.

Doação de Rioesperenses

Sempre contando com a doação de rioesperenses, a Instituição tem recebido vários materiais de limpeza e uso pessoal. Todos os anos o rioesperense Toninho do Zé Gomes, juntamente com amigos conterrâneos que residem na grande BH, juntam-se em prol da Casa de Repouso e fazem uma grande doação.

E por mais um ano essa ação social foi realizada pelos rioesperenses, através do Toninho, que levou todo o material arrecadado no mês de dezembro. Toninho agradeceu a colaboração de todos os conterrâneos.

O Presidente Tharley deixou também o seu agradecimento a todos que sempre realizam as suas doações para a Instituição, em especial ao Toninho, que a cada ano consegue essa grande arrecadação, que será muito útil para a Casa.