Gerais

CODAP e parceiros iniciam trabalho de pesquisa que visa a desenvolver a produção agrícola na região

14/02/2018

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), presidido pelo prefeito de Congonhas, Zelinho, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), inicia um trabalho de fomento à agricultura familiar da região.

Coordenados pelo escritório da Emater, de Ouro Branco, agricultores daquela cidade realizaram esta semana o cercamento uma área de 5 mil m² na Fazenda Modelo, do Centro de Referência de Agricultura Familiar do CODAP, em Ouro Branco e, em seguida, iniciaram o plantio de milho BRS 4103, feijão IAC Milênio e sorgo Santa Elisa, próprio para produção de silagem.  O consórcio adquiriu o adubo, além do material da cerca, enquanto a Emater entrou com as sementes. A Prefeitura de Ouro Branco contribuiu com o preparo do solo. A Fazenda Modelo funciona em área cedida por comodato pela Gerdau ao consórcio.

O escritório daquela cidade está conduzindo as atividades agrícolas na Fazenda Modelo, até que se forme uma comissão de profissionais de diferentes áreas de atuação dos municípios consorciados. Esta irá a assumir a definição e execução das tarefas no Centro de Referência da Agricultura Familiar.

Segundo Paulo Marcelino da Silva, engenheiro agrônomo da Emater em Ouro Branco, “nesta parceria, somos responsáveis pela assistência técnica aos produtores rurais. A Epamig e a Embrapa irão realizar pesquisas. Os resultados serão oferecidos aos agricultores familiares pelos técnicos da Emater de cada município consorciado, para que esses produtores optem pelos tipos de alimentos que mais se adaptem ao Alto Paraopeba e, com isso, consigam uma produção maior e de melhor qualidade”.