Conselheiro Lafaiete

Obra de recuperação do Museu Ferroviário em Lafaiete está em fase final

A obra está sendo realizada em parceria firmada entre a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a MRS.

12/03/2018

Já está em fase final a obra de recuperação do Museu Ferroviário, localizado na extinta estação ferroviária na Rua Marechal Floriano em Conselheiro Lafaiete. 

Na última quinta-feira, dia 08 de março, uma equipe com representantes da prefeitura e MRS esteve no local para verificar o andamento da obra que deverá ser entregue à população dentro dos próximos meses. A visita contou com a presença do Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, o Secretário de Obras Marcelo Neves, o Engenheiro responsável pela obra Renato Panhussatt, o Arquiteto Heraldo Laranjo e representantes da MRS e IPHAN. 

Sobre o Museu

O Museu Ferroviário foi instalado na antiga estação ferroviária que é uma notável construção do século XIX, considerada uma importante marca integrante da primeira linha férrea criada no país, que recebeu a denominação Estrada de Ferro D. Pedro II, passando a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil em 1889. Na atualidade está a linha férrea sob concessão da MRS Logística, em comodato com a Prefeitura Municipal desde 1999. 

 

Para o Prefeito Mário Marcus esta obra é mais uma ação da Administração para a recuperação do patrimônio do município e para o resgate da história. “Outros símbolos da cidade também já estão sendo recuperados como a Casa do Artesanato e o coreto da Praça Tiradentes, já em fase de conclusão. Além disso, já foi reaberto o Teatro Municipal e reformado e reorganizado o Museu e Arquivo Antônio Perdigão. A Casa de Cultura e a fonte luminosa também deverão ser recuperadas em breve”, concluiu Mário Marcus. 

O acesso ao Museu também será revitalizado com as melhorias que a prefeitura realizará na passagem subterrânea, obra será iniciada nos próximos meses.