Catas Altas da Noruega

Catas Altas da Noruega ganha Santuário

26/03/2018

A cidade de Catas Altas da Noruega ganhará um santuário em honra a Nossa Senhora das Graças. A notícia foi confirmada à população do município na Rádio Noruega FM durante a estreia do programa “Boa Semente” sob o comando do Pároco local, Padre Luiz Antônio Reis Costa.

O título vem confirmar a história e o sentimento do povo em relação à imagem de Nossa Senhora das Graças que, desde sua queda de um avião em 1949, tornou-se uma referência religiosa para toda região pelas mãos do saudoso Padre Luiz Gonzaga Pinheiro.

A elevação da igreja onde se encontra a imagem da padroeira em “Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Graças” acontecerá no dia 21 de maio através de uma missa solene presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Juntamente com os santuários do Bom Jesus em Congonhas e Bacalhau será mais um espaço regional de peregrinação e cultivo da fé.

Sobre a elevação a condição de Santuário

Para uma igreja ser elevada à condição de Santuário, o Código de Direito Canônico estabelece os seguintes critérios: Ser modelo de fé, ter uma caminhada litúrgica, ter uma caminhada na evangelização ou devido aos milagres e graças ocorridas no local. O código ressalta ainda a importância dele como lugar privilegiado para a prática e devoção religiosa popular.

Texto/Foto: colaboração Historiador Giovane Neiva (Noruega FM)