Colunista - Dr. Marco Antônio Reis Carvalho

Febre Amarela

Por Dr. Marco Antônio Reis Carvalho

26/03/2018

Durante esses anos do exercício da minha profissão percebo que muitas pessoas têm dúvidas que podem causar grandes transtornos. As dúvidas às vezes são pequenas, mas os transtornos criados por elas são grandes. Através dessa nossa coluna aqui no Foco na Notícia teremos sempre assuntos que serão de grande valia. E hoje o tema é FEBRE AMARELA.

A Febre amarela é uma doença grave e temos uma forma única para se proteger que é a vacina. Em relação a este assunto, muitas pessoas sempre têm dúvidas e para esclarecer, vamos de uma forma simples explanar as principais questões para você internauta.

1) Quantas doses da vacina são necessárias?

É importante saber que foram realizados vários estudos e hoje, apenas uma dose já é o suficiente para proteção do resto da sua vida.

2) Quem deve tomar a vacina?

Todas as pessoas de 09 meses a 60 anos de idade devem tomar a vacina, desde que não tenha nenhuma contraindicação como uma deficiência de imunidade, pacientes que fazem uso de medicamentos de corticoides em altas doses, pacientes que passam por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, portadores de imunodeficiência.

3) E as mulheres grávidas podem vacinar?

Podem, desde que o benefício seja maior do que o risco. Se você vai viajar para uma área de risco, consulte o seu médico, relate isso para ele.

4) E os idosos?

Muitas chegam no meu consultório e relatam ter mais de 60 anos de idade e que gostariam de tomar a vacina. Eles podem tomar, desde que não tenha nenhuma contraindicação e que levem uma declaração do médico liberando para tomar a vacina.

Tenha sempre em mãos o seu cartão de vacinas. Procure um Posto de Saúde mais próximo da sua residência e com a vacinação você estará protegido.

 

Dr. Marco Antônio Reis Carvalho é Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há 35 anos. Atua em Conselheiro Lafaiete e região na área de Ginecologia e Obstetrícia e também Medicina do Trabalho.