Conselheiro Lafaiete

Responsabilidade social: grupo cria curso de qualificação social gratuito e a baixo custo

03/04/2018

Trabalhadores de Conselheiro Lafaiete vivem um momento de grande apreensão com o mercado de trabalho. Num cenário de competição e exigência por qualificação, quem está desempregado enfrenta dificuldades até mesmo para tentar uma nova realocação.  Com o espírito de responsabilidade social, um grupo se uniu para criar um projeto de qualificação de pessoas de baixa renda por um valor monetário mais baixo possível.

“Pela minha ligação com as empresas da região, onde presto serviço como médico do trabalho, diariamente dezenas de trabalhadores me procuram pedindo emprego. São homens e mulheres procurando o sustento para suas famílias. Sensibilizo-me com a situação deles, mas, é humanamente impossível ajudar a todos. Então, discutindo o assunto com amigos começamos a pensar em uma forma de contribuir com estas pessoas e surgiu a ideia de oferecer a qualificação. Afinal, para quem quer trabalhar ela é essencial. Seja para entrar no mercado ou para reciclar e procurar uma relocação. Procuramos parceiros, amigos. Cada um ajuda como pode. Temos empresas, profissionais de várias áreas, vários voluntários. Um verdadeiro mutirão para que o valor final chegasse a este trabalhador bem aquém do que é cobrado. Em alguns casos, conseguimos com voluntários até mesmo que os cursos saíssem gratuitamente, como foi o caso do de solda, para as comunidades de Barnabé e do Pires. E em breve vamos conseguir levar o curso para o bairro JK”, relatou o médico e empreendedor Giovanny Laporte.

Procurado para integrar o projeto, Diego Henrique que já tem um trabalho social em Lafaiete de imediato abraçou a causa. “A ideia me encantou. È isso mesmo. Se queremos uma cidade ou um país melhor, cada um tem que fazer alguma coisa pelo próximo. Eu contribuo como posso. Cuido das inscrições. Faço contato com os instrutores. Busco fazer este levantamento de preço no mercado sensibilizando as empresas para a causa. Tanto que junto à empresa que dará os próximos cursos conseguimos este valor bem abaixo para este grupo de trabalhadores”, destacou.

Os cursos

Os próximos cursos do projeto “Qualificação para Todos” deverão ocorrer no mês de abril. Já estão previstos cursos de Operador de Caminhão Munck e Operador de Empilhadeira.  Com valores de mercado até R$300,00, dentro do projeto social, o custo terá o valor simbólico de R$30,00 (trinta reais). As aulas serão ministradas por instrutores qualificados, com aulas teóricas e emissão de certificado.

Inscrições

As inscrições para estas turmas deverão ser feitas na quinta-feira, dia 05 de abril.  

Horário: 19h30.
Local: Rua André Rodrigues, 700 - Campo Alegre.
Próximo à Praça do Cristo.
Conselheiro Lafaiete.