Cultura

Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação se apresenta no dia das crianças em Ouro Branco

11/10/2016

Itatiaia, distrito de Ouro Branco, vai receber nesta quarta dia 12, às 17h, o espetáculo “Teatro de Variedades: No escurinho do portão’”, do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação. Entrada mediante doação de alimento não perecível.

Baseada na opereta "A noiva do condutor", de Noel Rosa, a peça, tem direção de Mauro Ghoña faz referência à magia do circo e homenageia a todos os palhaços de palco e picadeiros. No espetáculo, Romeu e Vitória moram em uma casa com a irmã Florzina, viúva e mãe de cinco crianças. O casal tem como objetivo realizar um bom casamento para a filha Helena e, para isso, abusam dos cambalachos e passam por situações hilariantes.

A turnê, aprovada no Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, vai realizar cinco apresentações do espetáculo “Teatro de Variedades: No escurinho do portão’’, do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, em cinco cidades de Minas Gerais: Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Santa Luzia e Itatiaia.

Com este projeto, o Grupo contribui para o fortalecimento de uma a política de circulação de espetáculos de teatro pelo interior, democratizando o acesso à cultura para as crianças, além de cativar novas plateias. E, o que potencializa ainda mais o seu caráter formador, é a instituição de constantes espaços de troca de conhecimentos com os grupos de teatro de cada cidade, colaborando no processo de construção de uma massa crítica mais apurada em relação à produção teatral fora dos eixos centrais do Estado.

Sobre o Grupo

O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, entidade sem fins lucrativos, atuante desde 1997, vem realizando trabalhos na área cultural e social, trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos, resgatando valores culturais e sociais, fatos da história dessa comunidade e da região. As pesquisas são feitas através de livros e revistas da Biblioteca Municipal de Itabirito, Arquivos de Ouro Preto e Belo Horizonte, além de relatos de antigos moradores do Distrito de São Gonçalo do Bação e seus arredores. O Grupo conta com um elenco de 30 participantes, desde crianças de nove anos até idoso de 70 anos, passando por adolescentes e adultos.