Colunista - Dr. Marco Antônio Reis Carvalho

MIOMA UTERINO

Por Dr. Marco Antônio Reis Carvalho

11/04/2018

O assunto dessa semana é sobre o Mioma Uterino.

Uma das grandes preocupações de várias mulheres é quando recebem o diagnóstico de que estão com Mioma Uterino. A partir do momento em que realizam um exame de ultrassonografia ou exames de rotina com o Ginecologista e é constatado esse Mioma surge uma série de dúvidas.

Para esclarecer de uma forma simples e objetiva, vamos as principais informações que você mulher deve saber:

1) O que é o Mioma Uterino.

Para começar, deixo claro para você internauta que o Mioma Uterino é um tumor benigno do útero e que atinge cerca de 40% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos. É importante deixar claro que o tumor benigno NÃO É CÂNCER e que o Mioma NÃO SE TRANSFORMA EM CÂNCER.

2) Há a necessidade de se fazer cirurgia quanto diagnosticado o Mioma?

Existem vários tipos de Miomas e, na maioria das vezes, não há indicação de cirurgia. Só atua-se no Mioma Uterino com as indicações de intervenção, tanto cirúrgica quanto medicamentosa, se houver hemorragia ou compressão de algum órgão.  Somente nesses casos há a necessidade de intervenção.

3) Quais os principais sintomas?

A maioria dos Miomas não apresentam nenhum sintoma, mas como cada pessoa tem um organismo diferente da outra, pode ser que em alguns casos apresentem alguns sintomas como:

- Sangramento menstrual intenso, às vezes com coágulos;

- Dores durante a relação sexual;

- Vontade de urinar com frequência, acompanhado de dificuldade para esvaziar a bexiga;

- Pressão ou dor pélvica;

- Anemia;

- Intestino preso.

E mais uma vez eu reafirmo: por ser considerada uma lesão benigna, não há risco desse Mioma na mulher se transformar em um câncer, por isso, tenha tranquilidade diante de um diagnóstico deste.

 

Dr. Marco Antônio Reis Carvalho é Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há 35 anos. Atua em Conselheiro Lafaiete e região na área de Ginecologia e Obstetrícia e também Medicina do Trabalho.