Conselheiro Lafaiete

Parceria entre Centro de Controle de Zoonoses, ALPA, ARPA e Ministério Público promove castração de gatos e cães na zona rural de Lafaiete

19/04/2018

O município de Conselheiro Lafaiete está realizando a castração de cães e gatos nas áreas rurais. Trata-se de um projeto, fruto de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Associação Lafaietense de Proteção aos Animais (ALPA), Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e Ministério Público, que destina a verba por meio de Termo de Ajustamento de Condutas (TACs) firmados.

Segundo informações da coordenação do CCZ, o projeto será realizado até o final do mês de maio na área rural e em seguida a equipe percorrerá toda a área urbana do município, de bairro em bairro, com o cadastramento dos animais e avaliação para o procedimento: “É muito prazeroso percorrer o município, pois somos sempre recebidos com gratidão e carinho”, declarou.

Estão envolvidos no projeto um veterinário custeado pelo município, um auxiliar custeado pelo projeto e quatro voluntários da Alpa que auxiliam nas cirurgias, no preenchimento de fichas entre outros serviços.

Até o momento já foram castrados 229 animais, sendo 50 em Buarque, 76 em Gagé, 37 em São Vicente, 26 na localidade de Vargas e 40 nos Almeidas.