Barbacena

Homem é flagrado por câmeras de segurança de loja enquanto furtava produtos e acaba preso em flagrante

01/05/2018

Na madrugada desta terça-feira, 1º de maio, um homem de 25 anos, oriundo do estado de São Paulo, foi preso pela Polícia Militar ainda no interior de uma loja no bairro São Sebastião em Barbacena, praticando o furto de diversas mercadorias.

A vítima acionou a Polícia Militar depois que visualizou o autor pelas imagens da câmera de vigilância, por meio de dispositivo remoto em sua residência. O indivíduo foi localizado escondido no andar superior, atrás de caixas de papelão do depósito. Ele estava de posse de uma chave de um Citroen Picasso, que seria utilizado na fuga, o qual estava estacionado em frente à loja. 

Os militares não constataram arrombamento na porta de metal do estabelecimento, contudo, perceberam que a mesma estava destrancada. 

Foi dada voz de prisão em flagrante delito ao autor pelo crime de furto, sendo ele encaminhado à delegacia de plantão para demais providências. 

O veículo foi removido para o pátio credenciado e o celular do autor também foi apreendido. 

MANTENHA O SEU COMÉRCIO SEGURO

Entre as ações, a Polícia Militar passa aos comerciantes algumas medidas que são de extrema importância:

1- O interior da loja e as vitrines devem permitir boa visibilidade da rua e vice-versa.

2 - Portas de vidro favorecem a visão e, quando fechado o estabelecimento, o sensor de presença é necessário para o acionamento dos dispositivos de segurança.

3 - Para empreendimentos localizados em esquina, recomenda-se vitrine nas laterais

4 - Permitindo o controle visual de quem entra e sai, a posição da porta precisa seguir o posicionamento do caixa.

5 - A partir do caixa ou de outro ponto em que haja funcionário fixo devem ser instaladas as prateleiras permitindo maior visibilidade do interior da loja. É uma recomendação importante, principalmente, para pequenos espaços físicos

6 - Para aumentar a vigilância natural, prateleiras ou gôndolas não podem ter fundo opaco

7 - Espelhos e câmeras de vídeomonitoramento colaboram na segurança se as prateleiras forem altas ou houver áreas que possuem pontos cegos.

8 - Certifique-se de que as câmeras estejam instaladas de modo a permitirem a identificação das pessoas que acessam a loja, principalmente, as que estão próximas ao caixa.

9 - A verificação diária do funcionamento dos sistemas de segurança e seu acionamento é fundamental.

10 - A instalação de chaves de pânico garante o acionamento, a partir do interior do comércio, da empresa privada de segurança ou a Polícia Militar.