Ouro Branco

Ouro Branco sedia reunião do Codap e evento de apresentação do Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores

04/05/2018

Dezenas de autoridades e representantes de cidades da nossa região que compõe o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) estiveram reunidos na Fazenda de Carreiras na tarde de quinta-feira (03) e na sequência no terreno do Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores.

Como pauta da reunião foi realizada a apresentação do Centro e ações já desenvolvidas pelas Prefeituras e pelo Codap na área de desenvolvimento.

Participaram do encontro produtores rurais responsáveis pelo plantio em parte do terreno do Centro, o prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, o vice-prefeito Dr. Celso Vaz, o prefeito de Congonhas e presidente do Codap José de Freitas Cordeiro - o Zélinho e o Presidente da Associação de Agricultores Familiares de Ouro Branco João Carlos Dias.

Participaram ainda os parceiros do projeto como o supervisor de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fredson Ferreira Chaves; a representante da Gerdau – Usina Ouro Branco, Aline Oliveira; o presidente do Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero e o INCT Acqua, Renato Ciminelli; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Vitório Alves Freitas, a representante do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fernanda Barbosa, bem como secretários municipais, vereadores, moradores e lideranças comunitárias e representantes das prefeituras consorciadas ao Codap.

Estudantes

A diretora Carla e os estudantes do 5º e 8º anos da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, Cristais, participaram do evento com a exposição dos seus produtos e apresentação do projeto na área do empreendedorismo na escola.

Alunos, professores e demais funcionários produzem doces com frutas e vegetais cultivados na comunidade para angariar recursos que serão revertidos para a própria escola.

Palestras

Os participantes puderam acompanharam as palestras do Secretário Executivo do Codap, Rodolfo Gonzaga, que falou sobre a história de criação do Centro e a palestra do extensionista local da Emater Ouro Branco, Paulo Marcelino da Silva que apresentou detalhes técnicos sobre o empreendimento.

Também colaboraram com informações técnicas durante o evento o Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Fredson Ferreira Chaves e o Presidente do Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero e o INCT Acqua Renato Ciminell.

 

Homenagens

Ao final do encontro foram entregues troféus em homenagem e agradecimento as Prefeituras, representantes de entidades parceiras e produtores rurais que tanto colaboram para o sucesso do empreendimento que levará desenvolvimento e inovações tecnológicas para todo o Alto Paraopeba.

Sobre o Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores do Alto Paraopeba

O Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores do Alto Paraopeba tem o objetivo de desenvolver tecnologias e aperfeiçoamento de processos para a agricultura familiar para a região do Alto Paraopeba, em consonância com a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.