Congonhas

Dia D de vacinação contra a Gripe Influenza e prevenção do Câncer de Boca acontece neste sábado em Congonhas

09/05/2018

Este 12 de maio, próximo sábado, será o Dia D da Vacinação contra a Gripe Influenza e da 15ª Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca. A data torna-se uma das mais importantes deste ano na área da saúde, devido ao crescimento dos casos de gripe grave e a incidência do Câncer de Boca no País. Neste dia, a vacinação será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Clínica da Criança. Já a prevenção ao câncer, somente nas UBS’s.

Podem recebê-la o público alvo prioritário, que são crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde de instituições públicas e privadas, além de portadores de doenças crônicas segundo lista do Ministério da Saúde, professores de escolas públicas e privadas de todas as séries, menores de 21 anos cumprindo medidas socioeducativa, privados de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

No Dia D, os postos de vacinação vão funcionar de 8h às 17. É preciso levar o cartão de vacina e documento pessoal. A campanha se estende até 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e no horário do trabalhador, em todas as UBS’s. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.  

Câncer de Boca

O público alvo da 15ª Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca são usuários de álcool e tabaco, pessoas acima de 40 anos e pessoas com feridas, nódulos ou úlceras na região da boca e lábios que não desaparecem após 15 dias. É importante fazer a prevenção, porque, mesmo com a realização da campanha todos os anos, houve cinco mortes em decorrência do Câncer de Boca em Congonhas no ano passado. No dia a dia, em caso de dúvida, basta procurar o dentista da UBS do bairro.