Conselheiro Lafaiete

Coordenadores do SIM Regional realizam visita técnica a laticínios de Conselheiro Lafaiete

11/05/2018

Engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais ligados ao setor agropecuário nas prefeituras da região, além de extensionistas da EMATER, realizaram visitas técnicas aos laticínios Três Barras e Menininha do Campo em Conselheiro Lafaiete, como parte da capacitação de coordenadores municipais do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) Consorciado. Eles receberam orientações sobre o processo adequado de produção de queijo, leite, muçarela, entre outros alimentos e uma planilha para façam o mapeamento das agroindústrias da região. Esta fase do treinamento foi conduzida pela bacharel em Tecnologia de Alimentos, Nayara Sacramento, e a veterinária, Lidiane Vidal. A iniciativa de implantação deste serviço acontece graças à parceria estabelecida entre o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Após o fim destes treinamentos, os coordenadores do SIM Consorciado estarão aptos a orientarem os produtores a se adequarem às normas do SIM Regional e, assim, receberem a certificação.

Natalia Patrícia de Souza Henriques, Secretária Municipal de Agricultura de Caranaíba ressalta a importância da implantação do SIM Consorciado. “Ele ajudará nossos municípios a superarem dificuldades impostas durante o processo de produção e comercialização de alimentos. Esta visita técnica aos laticínios contribuiu consideravelmente para meu trabalho, principalmente porque eu e a Larrissa, coordenadora da EMATER, de Caranaíba, temos o desafio de reabrir um fábrica que foi fechada há 5 anos. Aqui conseguimos o apoio da Nayara Sacramento [bacharel em Tecnologia de Alimentos, que atua junto ao CODAP nesta iniciativa], que prometeu nos ajudar nesta tarefa. Nesta visita, vimos tudo o que precisamos para ajudar esta família que quer e precisa trabalhar. Os municípios estavam aguardando uma solução para este problema de produzir e comercializar produtos de origem animal e o CODAP nos permite dar este passo importante”, comemora.

Proprietário do Laticínio Três Barras, Carlos Lana foi o primeiro do segmento a conseguir o certificado do SIM Municipal de Conselheiro Lafaiete: “Para minha agroindústria isso foi a garantia de que eu ia continuar no ramo. Porque a rentabilidade proporcionada pela produção leiteira sozinha é muito pequena, e quase não compensa, então como consegui beneficiar esse leite, agregando valor ao produto, meu negócio torna-se viável. Inclusive já temos a perspectiva, e mais do que isso, a programação de crescimento da produção. A certificação representa produtos de melhor qualidade, aumento dos empregos e da renda na propriedade. Além do mais, nossa região é muito carente da atuação das pequenas indústrias atuando da forma adequada. Com o SIM Consorciado, estaremos contribuindo inclusive para a fixação do homem no campo. Esta iniciativa do CODAP e do SEBRAE é muito importante, porque, com o SIM Municipal, o produtor entende que é preciso ampliar seu negócio e o SIM Consorciado contribui para este crescimento”, destacou.

 

Para o engenheiro agrônomo, Denis Marino Zevalos, da Secretaria de Agricultura de Catas Altas da Noruega, a cadeia produtiva de alimentos está sempre requerendo a abertura de cursos de capacitação e qualificação, com o que contribui agora a parceria CODAP - SEBRAE. “O fato de o consórcio estar integrando os municípios da região para um desenvolvimento melhor dos grandes, médios e pequenos produtores é algo muito positivo. A visita técnica ao laticínio somou conhecimentos, o que acontece sempre quando temos experiências diferentes. Ao visitar uma nova empresa, a uma nova região com clima e relevo, além da situação econômica diferentes, aprendemos. Estamos mal protegidos e vigiados pelas instâncias do governo Central, então precisamos investir no desenvolvimento regional para sairmos do lugar. Assim, o SIM Consorciado é o único caminho para produzirmos, consumirmos e comercializarmos melhor. Então é importante o município participar, convido os prefeitos de todas as cidades da região a aderirem ao CODAP, que será uma forma de fazer avançar principalmente a Agricultura Familiar”, garantiu.

“Esta parceria do consórcio com o SEBRAE está proporcionando às prefeituras as condições adequadas para que os municípios possuam sua inspeção municipal e para que o SIM Consorciado possa ser implantado. O escritório Central no CODAP atenderá a esta demanda dos municípios consorciados a custo mais baixo do que o apresentado pelo Governo do Estado”, explicou o diretor de Operações, Dimas Antônio Marioza, que aproveita para agradecer a empresa Líder, que proporcionou transporte gratuito aos coordenadores e à equipe do CODAP nesta etapa de capacitação.