Congonhas

Prefeitura de Congonhas disponibiliza ponto de coleta de lâmpadas, baterias, pilhas e óleo de cozinha

16/05/2018

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Congonhas implantou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de lâmpadas, baterias, pilhas e óleo de cozinha usado no prédio novo onde funcionam várias Secretarias da Prefeitura. Localizado à Avenida JK, nº 230, o ponto facilita a destinação correta deste material. A iniciativa faz parte do processo de aperfeiçoamento da Coleta Seletiva.

Vale lembrar que o óleo de cozinha também é recolhido pelo caminhão da Coleta Seletiva, que passa na porta da casa das pessoas.

Quando esses materiais não são destinados da forma correta, eles contaminam solo e água. Todo o material recolhido no ponto de coleta é encaminhado para o Ecoponto, localizado no bairro Santa Mônica, onde o descarte também pode ser feito pela população.

Assim que houver quantidade suficiente de baterias, pilhas e lâmpadas, uma empresa que será contratada pela Prefeitura irá recolhê-las para tratá-las e descartá-las em local próprio. Já o óleo de cozinha será armazenado, recolhido e será destinado a ASCACON que negocia com uma a venda deste do produto que o mesmo seja transformado em biodiesel. A cada litro de óleo reciclado, 25 litros de água são preservados.

Mais informações podem ser acessadas pelo telefone: 3731-5287.