Conselheiro Lafaiete

Sala Mineira do Empreendedor é inaugurada na ADECOL

17/05/2018

Aconteceu em Conselheiro Lafaiete nessa quinta-feira, 17 de maio, a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor. Agora, os micro e pequenos empresários de Lafaiete contam agora com uma poderosa ferramenta de consultoria para abrir ou expandir seus negócios em um espaço onde os interessados vão encontrar todas as informações necessárias para se tornar empreendedores ou se aprofundar na área escolhida para investir e gerar empregos.

Na ocasião, participaram da inauguração o Prefeito Municipal de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Vereador Alan Teixeira de Carvalho representando a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete Rafael Castro Lana, o Gerente de Integração da Junta Comercial Gabriel Medeiros Pires Tavares, o Coordenador do SEBRAE Aristides Rocha, o Coordenador de Parceiros da ADECOL Evandro Mapa e o Secretário Executivo da AMALPA Claudionei Nunes.

Durante a cerimônia de inauguração, o representante da Junta Comercial, o gerente de integração, Gabriel Medeiros Pires Tavares afirmou que a nova sala vem ampliar os meios já existentes de apoio ao pequeno e microempreendedor: “O objetivo é melhorar o ambiente de negócios e facilitar o surgimento de novas empresas. Basicamente, a sala está ancorada em três pilares: prestação de informações e orientações, capacitação e serviços. O empreendedor terá sua empresa aberta de forma simplificada e desburocratizada. É possível que, sendo uma atividade de baixo risco, a empresa esteja aberta e pronta para funcionar em até seis dias. Além de ter facilitada a abertura da empresa, o microempreendedor terá acesso aos serviços oferecidos pelo Sebrae nas áreas de gestão de pequenos negócios, empreendedorismo e suporte ao microempreendedor individual”, comentou.

Ainda segundo ele, conforme levantamento feito pela Junta Comercial, Lafaiete tem atualmente quatro mil empresas em atividade e mais de 4.600 empreendedores individuais. De acordo com o representante do Sebrae, a Sala Mineira chega para auxiliar o Município na gestão das empresas já existentes e auxiliar na consolidação dos futuros empreendimentos.

O representante do Sebrae, o coordenador da Microrregião do Alto Paraopeba e Inconfidentes, Aristides Rocha Araújo, pontuou que a Sala Mineira do Empreendedor chega em um momento importante para assessorar os microempreendedores lafaietenses neste momento difícil por que passa a economia brasileira: Os gestores e as lideranças políticas devem ter a preocupação de incentivar o desenvolvimento, fator extremamente importante para alavancar a economia do Município. É importante salientar que a parceria foi feita entre junta, Sebrae e prefeituras. Cada município tem suas especificidades; aqui, a Adecol (Agência de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete) já presta diversos serviços de atendimento ao microempreendedor e continuará nos apoiando, assim como outras entidades.”

Um dos que mais batalharam pela implantação na cidade da Sala Mineira do Empreendedor, o deputado estadual Glaycon Franco, exaltou em seu discurso a fibra do empresariado lafaietense: “Se Lafaiete está no patamar em que se encontra, isto se deve a garra e ao trabalho de nossos empresários, sejam micro, pequenos ou grandes. Sempre que ocupo a tribuna da Assembleia Legislativa de Minas, ressalto que o crescimento do território das Vertentes e das microrregiões do Alto Paraopeba e Vale do Piranga brotou das mãos dos produtores e empresários locais, que têm no sangue e na alma a marca do empreendedorismo. Esta sala chega para simplificar a vida destas pessoas que lutam dioturnamente pela geração de oportunidades de emprego e renda para os que mais precisam”, destacou.
 

O prefeito Mário Marcus cumprimentou o deputado Glaycon Franco pelo empenho junto ao governo do estado para dotar a cidade com a Sala Mineira do Empreendedor: “O comércio e a prestação de serviços são hoje os grandes responsáveis pela arrecadação de impostos em nosso município. Como disse o nosso deputado, através do esforço junto ao governo do estado, conseguimos reverter para o Município uma área de 639 mil metros quadrados para expandir nosso distrito industrial. Porém, sabendo da força de nossos comerciantes e prestadores de serviços, incluímos na cláusula de reversão áreas a serem destinadas a estes empreendedores, contribuindo desta forma para a geração de empregos e o aumento da renda em Conselheiro Lafaiete. A Sala Mineira do Empreendedor é mais uma vitória conquistada”, concluiu.

Sobre a Sala

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, a Junta Comercial do Estado, o SEBRAE e a ADECOL, a Sala é um espaço único que reúne diversas atividades de apoio ao empreendedor, o que traz melhorias para o ambiente de negócios, facilita o surgimento de novos empreendimentos e simplifica o processo de formalização de empresas.

A Sala Mineira incorpora ao Minas Fácil Digital diversos serviços, como orientações e informações relevantes aos empresários sobre registro de empresa, licenciamento municipal, participação em compras públicas e consultas de viabilidade, treinamentos, dentre outros.

A Sala Mineira do Empreendedor funcionará no mesmo espaço que já abriga o Programa Minasfácil e a Adecol. A ideia é de que os três órgãos atuem conjuntamente em prol do micro e pequeno empreendedor.