Congonhas

Congonhas e Matosinhos restabelecem laços de geminação

26/05/2018

O prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro (Zelinho) e a presidente da Câmara de Matosinhos, em Portugal, Luisa Salgueiro, acabam de restabelecer os laços de geminação entre os dois municípios.

A partir de agora, inicia-se uma série de parcerias entre os dois municípios que pretende estabelecer oportunidades em torno da fé, arte, cultura, gastronomia e ainda economia e inovação. Na reunião, que selou a retomada da parceria, ficou combinado que uma delegação lusitana irá visitar oficialmente Congonhas no próximo Jubileu. Até lá, o formato do novo acordo de geminação será definido.

O prefeito Zelinho apresentou para a equipe de Matosinhos a arquiteta Patrícia Reis, ex-coordenadora de Cultura da UNESCO, no Brasil. Atualmente vivendo em Portugal, a arquiteta ficará responsável, em nome de Congonhas, pelo desenvolvimento da proposta do plano de trabalho entre as duas cidades.

Patrícia Reis contou na reunião como o Museu de Congonhas, em tão pouco tempo, se tornou um exemplo para cidades no entorno, para o estado de Minas Gerais e ainda para o Brasil. A arquiteta explicou para os portugueses como o projeto do Museu se revelou exitoso no envolvimento da comunidade local.

A presidente da Câmara de Matosinhos ficou bastante interessada na capacidade de comunicação do Museu de Congonhas. Os portugueses querem compreender de que forma a instituição mineira tem estabelecido diálogos com o público em geral, especialmente com os mais jovem, para além do aspecto da fé e devoção.