Barbacena

9º Batalhão de Polícia Militar faz escolta de caminhões para abastecer postos de combustíveis em Barbacena

29/05/2018

O 9º Batalhão de Polícia Militar em Barbacena também confirmou por meio de nota na noite dessa terça-feira (29) que fará escolta de caminhões para abastecer postos de combustíveis em Barbacea. Segundo a nota, a PM mais uma vez reafirma o seu compromisso de trabalho diário junto às comunidades para que Minas Gerais se torne um Estado mais seguro. 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

"Desde 21 de maio, os caminhoneiros em todo o país vem realizando manifestações em todo o país. Como reflexo, vários produtos indispensáveis para a prestação de serviços essenciais à população como combustíveis, gás, insumos hospitalares, medicamentos e outros, estão em escassez. A Polícia Militar de Minas Gerais tem atendido diversas demandas no sentido de realizar a escolta de tais itens com o objetivo de garantir algumas atividades consideradas essenciais.

A partir de hoje, 29 de maio, militares do 9º Batalhão de Polícia Militar iniciaram a escolta de combustíveis (gasolina, álcool e diesel) para o abastecimento básico e emergencial das comunidades e serviços essenciais, mesmo que de forma ainda paliativa e momentânea. 

Em Barbacena, através de reunião com empresários/proprietários de postos de combustíveis da cidade, estes definiram os dias das escoltas a serem feitas para cada posto. Tal escolha, levou em consideração questões relacionadas à capacidade operacional do 9º BPM para efetuar as escoltas, a disponibilidade, imediata ou não, dos combustíveis nas distribuidoras, bem como a capacidade de se garantir a mobilidade pública dos munícipes durante a venda/distribuição do combustível. 

Considerando a quantidade em litros desses combustíveis que esta primeira escolta entregará nos postos de combustíveis não é suficiente para abastecer todos os veículos e considerando seu caráter emergencial pontual, para que o máximo possível de cidadãos seja atendido, os postos estarão autorizados a abastecer os veículos apenas da seguinte maneira: 

1 – Veículos 04 (quatro) rodas: máximo de R$ 100,00 (Cem Reais) em combustível (gasolina ou álcool) por veículo. 
2 – Veículos 02 (duas) rodas: máximo de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais) em combustível (gasolina ou álcool) por veículo. 
3 – Os abastecimentos serão realizados apenas em veículos, ou seja, está proibida a venda de combustíveis para transporte em recipientes do tipo “galão, vasilhame, garrafas, garrafões ou congêneres”. 
4 – A ordem das filas de espera para o abastecimento deverá ser respeitada por todos os cidadãos visando à manutenção da ordem local bem como garantir que o serviço de abastecimento ocorra de maneira célere, ordeira e eficiente para todos. 
5 – Ambulâncias oficias terão prioridade de abastecimento após prévio contato com os proprietários dos postos de combustíveis e acompanhamento por parte da PMMG. 

A Polícia Militar, por meio do 9º BPM, envidou esforços operacionais e administrativos para que o abastecimento emergencial destes postos pudesse ser materializado da melhor maneira possível e conta com o apoio de todos para que a manutenção da ordem pública seja garantida e mantida enquanto os abastecimentos ocorrerem na cidade.

Ficou definido que o Posto Cabana reservará uma bomba exclusiva para abastecimento de veículos de serviços essenciais tais como transporte de profissionais de coletas residenciais de laboratórios, serviços funerários, veículos de policiais militares e civis, bombeiros militares e agentes penitenciários que serão utilizados para deslocamentos dos servidores a seus locais de trabalho, haja vista a necessidade de empenho total destes profissionais nos diversos municípios que compõem a 13ª RPM, servidores da área de saúde, poder judiciário, ministério público e taxistas. Tal situação não se trata de privilégios a nenhuma categoria mas de resguarda dos serviços essenciais aos cidadãos em um momento de extrema crise onde os órgãos citados estão com seus efetivos em máximo empenho. 

Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso de trabalho diário junto às comunidades para que Minas Gerais se torne um Estado mais seguro. 

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS QUE TERÃO COMBUSTÍVEIS AMANHÃ: 
A) Posto Cabana
B) Posto Roselanche
C) Posto Sales 
D) Posto Pelicano (Avenida Sanitária) 
E) Posto Miranda (Pontilhão)

Reafirmamos que continuaremos as escoltas e que com as programações já feitas, também na quinta-feira, 31 de maio, teremos mais postos recebendo combustíveis para fornecimento à população".