Congonhas

Feira do Produtor Rural de Congonhas volta a abrir as portas nesta quarta para minimizar efeitos do desabastecimento

30/05/2018

A Feira do Produtor Rural de Congonhas, que tradicionalmente funciona às sextas e sábados, comercializando produtos agrícolas, em frente à Rodoviária, abriu emergencialmente ontem terça-feira, 29, e estará aberta novamente hoje quarta-feira (30). O objetivo da iniciativa do Governo Municipal é minimizar os efeitos do desabastecimento de alimentos na cidade em virtude da escassez de combustíveis.

A Prefeitura convida aos produtores de alimentos, credenciados ou não na Diretoria de Desenvolvimento Rural, a exporem seus produtos. Os não credenciados devem ligar para o telefone (31) 3731-3789. A expectativa é de que mais alimentos como verduras, legumes, frutas, leite e queijo estejam à disposição dos congonhenses no segundo dia, graças a participação de feirantes de Congonhas e outras cidades como Jeceaba e Nossa Senhora dos Remédios. O Governo Municipal orienta aos feirantes a praticarem os mesmos preços do período anterior às paralisações dos caminhoneiros nas estradas. 

Em entrevista ao programa Participovo da Rádio Congonhas (1020 Khz), o secretário Christian Souza Costa, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Congonhas (pasta que é subordinada a Diretoria de Desenvolvimento Rural), lembra que foram mobilizados para o primeiro dia de venda emergencial da feira cinco produtores. “Um deles conseguiu vender 1 mil pés de alface. Isso comprovou a importância de uma ação nossa em favor da população em um momento de crise, até que a vida volte ao normal, mas que ajuda também aos produtores ruais. Estamos contribuindo como podemos com esses feirantes para que eles voltem em maior número ao Mercado do Produtor Rural nesta quarta”, afirma.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, Wedson Guerra, “o produtor Maricelso Ribeiro, do sítio Cunhas, no Monjolos, em Congonhas, levou, nesta terça, algumas espécies de verduras até o Mercado do Produtor Rural. Outro agricultor, Edir, expôs frutas, como laranja e mexerica. O Laticínio Santa Cecília comercializou queijo e leite. Dois fornecedores de Nossa Senhora dos Remédios também contribuíram com outros itens e prometem retornar nesta quarta com tomate, brócolis, mandioca, vargem e moranga”.

O consumidor Paulo Rosa chegou a feira às 7h30 e conseguiu comprar dois litros de leite. “Voltarei amanhã por volta das 6h”, garante. Sebastião chegou às 7h15. “Também vou tentar chegar mais cedo amanhã. O que os produtores trouxerem de alimentos a Feira vão vender”, afirma.

A princípio, o Mercado do Produtor Rural permanece fechado na quinta-feira, para ser reaberto na sexta e no sábado.