Gerais

Bombeiros de folga combatem incêndio em residência e salvam morador

06/06/2018

A cidade de Barroso, situada às margens da BR 265 na região do Campo das Vertentes, não possui unidade do Corpo de Bombeiros e fica a 25 km de Barbacena e a 24 km de São João del Rei, as duas cidades mais próximas dotadas de quartéis de Bombeiros Militares. Entretanto, alguns Bombeiros residem na cidade, como o Sargento Cardoso que trabalha em São João del Rei e o Sd Américo que trabalha em Conselheiro Lafaiete.

Na tarde da segunda-feira (04), o Sargento Cardoso estava de folga em sua casa quando foi alertado por crianças que brincavam com seu filho que uma casa na Rua Pernambuco no bairro Jardim Bandeirantes em Barroso estava em chamas.

Imediatamente ele deslocou para o local que fica a cerca de 200 metros de sua casa e no caminho encontrou com o Sd Américo que também mora próximo e estava de folga em sua casa.

Ao chegarem ao local os Bombeiros verificaram que havia muita fumaça preta saindo da casa. Eles arrombaram a porta para terem acesso à residência e encontraram um jovem de 23 anos caído no chão da sala, inconsciente e com respiração fraca devido a inalação de muita fumaça.

A vítima foi retirada da casa pelos Bombeiros e teve seus sinais vitais monitorados por eles até a chegada do SAMU que o conduziu até o hospital municipal daquela cidade.

Em seguida, os Bombeiros retornaram para a casa, desligaram a rede elétrica e com o uso da lanterna dos celulares procuraram por mais vítimas, não sendo encontrado mais ninguém no local. Como havia muita fumaça dentro da casa, dificultando a visibilidade e a respiração, eles abriram as portas e janelas para facilitar a saída de fumaça e de gases da combustão.

Sem qualquer equipamento de proteção individual os Bombeiros conseguiram isolar os materiais que estavam queimando em um quarto como um colchão, guarda-roupas e acessórios diversos e, com o uso de baldes servidos por populares, conseguiram extinguir o incêndio.

A causa do incêndio foi desconhecida. Foi acionado um tio da vítima que ficou responsável pelo local.