Conselheiro Lafaiete

Em seu retorno ao CODAP, prefeito de Jeceaba garante que somente unidos os municípios podem vencer seus desafios

06/06/2018

Umas das novidades da 79ª reunião do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) nesta terça-feira, 05 de junho em Conselheiro Lafaiete, foi a participação do prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, após algum tempo ausente.

O município volta a participar efetivamente dos esforços de desenvolvimento regional, coordenados pelo CODAP.

Participaram da reunião o prefeito Zelinho (presidente do consórcio), o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter (vice do CODAP), o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, a equipe do CODAP e Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional – Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero.

Após a reunião, o prefeito de Jeceaba falou da satisfação em voltar a participar das reuniões do CODAP. “Os caminhos agora estão sendo bem traçados, nossas equipes da Prefeitura já vinham participando das reuniões e agora seguiremos firmes. Nós, agentes públicos, temos sempre de participar dos consórcios públicos, porque sozinhos os municípios não conseguem fazer tudo. Através do CODAP, nos fortalecemos. Temos visto outros prefeitos também voltando”, comentou.

Fábio Vasconcelos deu exemplos de iniciativas do CODAP que já podem trazer benefícios a sua cidade. “O SIM Consorciado é excelente. Em Jeceaba, produzimos queijo, fragos caipiras, mel. Ele abre as portas para que o pequeno produtor rural atribua aos seus produtos um selo de qualidade, para que cheguem às nossas casas melhores alimentos. Sobre o Castra Móvel, já contamos com um que veio de Juiz de Fora, ano passado, mas agora poderemos contar com este que o CODAP está viabilizando”, disse.

Também durante a 79ª Assembleia Geral do CODAP, Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional – Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero anunciou a formalização pelo Ministério do Meio Ambiente da concessão da Sala Verde, que funciona na sede do consórcio. Este espaço contribuirá para a promoção da responsabilidade social, ofertará oficinas de educação ambiental na Agricultura Familiar, um Plano Político Pedagógico para a Agricultura regional, entre outras vantagens para os municípios consorciados.

Outro tema foi a reativação do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico (CEDECAP). Inicialmente formado por Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete e suas respectivas agências de desenvolvimento, além da AMALPA e do Geopark Quadrilátero Ferrífero, agora o CEDECAP contará com os demais municípios consorciados ao CODAP e o ECOTRES. O principal objetivo deste conselho é discutir o desenvolvimento territorial, apoiar e promover a diversificação econômica na região do Alto Paraopeba.

Os prefeitos trataram também com entusiasmo sobre a criação de um curral regional, em uma área da Gerdau, que fica ao lado do Centro de Referência da Agricultura Familiar, com cada município ficando responsável por encaminhar os animais de grande porte apreendidos para aquele local. Será nomeada uma comissão para definir as diretrizes de implantação do curral regional.

Também sobre este tema, o prefeito de Jeceaba, se posicionou: “Se Deus quiser que dê certo também o curral regional, porque em Jeceaba mesmo temos muitos animais de grande porte nas ruas. Isso garante segurança às pessoas, também porque transmitem doenças. Como estamos asfaltando estradas que ligam a sede à zona rural, os animais na pista se tornam ainda mais perigosos, precisaremos aplicar as leis”, concluiu.