Conselheiro Lafaiete

Lafaiete terá cinema itinerante com acesso gratuito nas praças da cidade

07/06/2018

No próximo sábado, 09 de junho, a Casa do Teatro e o Instituto Meraki convidam toda a população de Conselheiro Lafaiete para a inauguração do “Cine Meraki”, um projeto de cinema itinerante com acesso gratuito nas praças da cidade. Equipamentos conquistados pela Casa do Teatro por meio de emenda parlamentar com empenho do deputado Glaycon Franco, mostrando sempre a importância do acesso à cultura para todos. Na estreia, será exibida a comédia “Deus é Brasileiro”, com direção de Cacá Diegues e estrelada por Antônio Fagundes, Wagner Moura e Paloma Duarte.

Os produtores Marluce Albino e Reinaldo Meireles, do Instituto Sociocultural Meraki, reforçam a importância do projeto: “Percebemos cada vez mais o afastamento de jovens do acesso ao filme e histórias culturais, devido à falta de disponibilidade de cinema gratuito no município.  Aspectos como a falta de incentivo e acesso restrito da família, ocasionam pouco interesse para as questões culturais e convívio social. Portanto, se faz necessário um novo despertar para a cultura, como um ato de prazer e necessidade de convívio e respeito entre os membros da sociedade.”

O jornalista lafaietense Diego Alexandre, envolvido com a área audiovisual, será responsável pela seleção dos filmes que integrarão a programação. Com o “Cine Meraki”, a Casa do Teatro e o Instituto Meraki disponibilizam um modelo de cinema livre, onde tem como objetivo tornar o cinema acessível a famílias carentes, promovendo a cultura em Lafaiete através da reprodução de filmes brasileiros em praças públicas.

A inauguração acontecerá em frente a Matriz de Nossa Senhora da Conceição às 19:30 horas.