Conselheiro Lafaiete

Prove inicia rodada de conversas com pré-candidatos

Em sua 3ª eleição, Projeto Voto Ético aposta em diálogo com lideranças políticas e conscientização dos eleitores

15/06/2018

O Projeto Voto Ético (PROVE) inicia na segunda-feira, dia 18, uma série de conversas com os pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, radicados em La­faiete. A iniciativa se estenderá por três semanas, adotando uma dinâmica para que todos os possíveis postulantes possam ser ouvidos. Ao contrário das tradicionais sabatinas realizadas pelo grupo, neste ano, ocorrerá consultas internas junto aos integrantes do Prove. 

Em pauta, estarão assuntos como a necessidade de representatividade política do município de Conselheiro Lafaiete, tanto na As­sem­bleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como também na importância de o município ter um representante na Câmara Federal, o que não ocorre desde 1981, quando o deputado federal João Nogueira licenciou-se do cargo por ter sido nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Nos encontros com os pré-candidatos, a conversa também deve girar em torno dos candidatos com maior potencial de votação e sobre a ne­cessidade de união política, sobretudo para re­ver­ter este momento de crise que assola o mu­nicípio, assim como outras cidades país afora. 

De acordo com o cronograma estabelecido pe­lo Prove, as conversas serão realizadas obedecendo a ordem alfabética. 

A dinâmica será da seguinte forma: entre 20h e 20h45, serão ouvidos os pré-candidatos ao legislativo mineiro. Haverá sempre um intervalo de 15 minutos e entre 21h e 21h45, será a vez dos possíveis postulantes a uma cadeira na Câmara Federal serem ouvidos pelos membros do Prove. As reuniões serão realizadas no salão de recepção do Sobrado e Cia, onde ocorrem as reuniões do grupo.  

Com essa iniciativa, o Prove, que nasceu com o intuito de conscientizar o eleitorado em relação a importância de votar em candidatos comprometidos com a cidade, busca ampliar sua atuação. Uma das estratégias, como já ocorreu em outros pleitos, é tentar evitar a pulverização dos votos nos chamados candidatos paraquedistas, que só aparecem em Lafaiete para angariar alguns votos, mas, depois de eleito, não faz com que os pleitos da cidade sejam levados às esferas superiores.   

Em seu estatuto, além de garantir o respeito à Constituição Federal de 1988; a conscientização política da sociedade civil; a defesa da ética na política e nas eleições de cargos públicos e so­bre­tudo, sua natureza apartidária, buscando a neu­tralidade partidária e nominal em relação aos postulantes em exercício de cargos públicos eletivos. São com essas premissas que o Prove che­ga a sua terceira eleição, tendo um papel fun­da­mental para que o voto de cada lafaietense re­flita em um cenário promissor para o município.

Fonte: Jornal CORREIO