Congonhas

9ª Cãominhada em Congonhas consolidou parceria entre Governo Municipal e APARC

03/07/2018

Mais uma edição da Cãominhada foi realizada nesse domingo, 1º de julho, em Congonhas. Promovida pela Associação Protetores dos Animais de Rua de Congonhas (APARC), a ação teve o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O projeto tem o objetivo de reunir cães de todos os portes e seus proprietários, incentivando a prática de atividade física e conscientizando a população sobre a importância da adoção e da posse responsável de animais de estimação.

O evento contou com um passeio de, aproximadamente, 2 km pela área central da cidade e terminou em atividades para os cães na Praça da Estação Ferroviária de Congonhas, onde os cães receberam hidratação e petiscos. Um dos cães mais famosos do Brasil, o Magnus, da raça Bernese Montanhês, também esteve presente. Os animais participaram, ainda, de um concurso e os vencedores receberam premiação.

Com a parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a APARC, será possível desenvolver atividades dentro do Programa Congonhas Mais Saudável e Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC), desenvolvidos pelo Governo Municipal, contribuindo para a boa formação dos cidadãos.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, destacou que a parceria entre a Prefeitura e a APARC é primordial, e que o intuito é que essa atividade seja inserida no Programa Congonhas Mais Saudável. “O programa tem como um dos seus objetivos incentivar a prática de atividades físicas em todas as suas formas, e a inserção da PARC no programa favorecerá o amparo legal do Governo Municipal em eventos promovidos pela ONG. Também vai possibilitar o uso dos espaços públicos para o desenvolvimento de campanhas e atividades em todo o Município, favorecendo, assim, a informação do cidadão e o desenvolvimento de ações em prol do bem-estar. Além disso, oferece oportunidade para a ONG desenvolver o seu trabalho de conscientização, contribuindo assim grandiosamente para a melhor qualidade de vida de toda a população e, principalmente, dos animais de rua”, completou.

O presidente da APARC, Saulo Cordeiro, agradeceu a parceria com o Governo Municipal, ressaltando que que a ajuda do poder público faz com que a organização se mantenha viva e atuante.

Para a moradora do Lamartine, Solange Gonçalves Valadares, o evento é importante para promover a boa convivência dos animais e dos seres humanos. Além disso, conscientiza a população sobre o trato adequado dos animais de rua e a adoção responsável. Também divulga o trabalho desenvolvido pela APARC.