Conselheiro Lafaiete

Polícia Civil realiza Operação "Vendetta" em Conselheiro Lafaiete e região

09/07/2018

A Polícia Civil de Minas Gerais, juntamente com a Polícia Militar de Conselheiro Lafaiete e com escopo de dar cumprimento a aproximadamente 60 mandados, entre prisões e buscas e apreensões, realiza nesta segunda-feira (09), a "Operação Vendetta".

A Operação conta com a participação de 180 policiais civis e militares, com apoio de aproximadamente 60 viaturas das Polícias Civil e Militar e ainda com a utilização da aeronave da Polícia Civil, sendo que as Delegacias Regionais de Barbacena e São João del também dão apoio cedendo viaturas e policiais.

Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisão, sendo que alguns dos suspeitos presos tiveram a prisão decretada em mais de uma investigação, entre eles líderes da organização criminosa em apuração.

Foram apreendidos, até o momento, (02) duas armas de fogo e munições, (09) nove quilos de maconha, 200 (duzentas) pedras de crack, vários papelotes de cocaína, quantia em dinheiro, veículos, celulares, notebooks e documentos relacionados à prática de crimes.

 

Entenda a Operação

A operação denominada “Vendetta” se refere a ações motivadas por vingança envolvendo organização criminosa. A escolha do nome levou em consideração o fato de que em alguns crimes praticados pela organização foram utilizadas máscaras do filme V de Vingança.

Há aproximadamente quatro meses, a Polícia Civil de Minas Gerais, iniciou investigações para apuração, inicialmente, de crimes de homicídios consumados e tentados, ocorridos entre os anos de 2017 e 2018, na cidade de Conselheiro Lafaiete e região, que tinham em comum a forma violenta de execução, com emprego de armas de fogo, que ocasionaram temor e insegurança na população.

Iniciadas as apurações foi constatada a existência de uma organização criminosa, cuja real extensão foi possível verificar com o avanço das investigações. A organização criminosa, inicialmente radicada no bairro São Dimas, identificada pelo acrônimo “SD”, é liderada por dois irmãos já identificados, com atuação em toda a cidade de Conselheiro Lafaiete e região, com envolvimento em, pelo menos, 06 crimes de homicídios (consumados e tentados) e delitos contra o patrimônio, incluindo receptação de veículos roubados, com o objetivo de fomentar a atividade principal, o tráfico de entorpecentes, com o levantamento de valores para a compra de armas, drogas e outras necessidades do grupo.

A divisão informal de tarefas, típica de agrupamentos ilícitos, indica que os líderes da organização criminosa estão aliados com outras organizações criminosas atuantes em outras áreas da cidade e região, além do vínculo com organizações criminosas de outras regiões e estados, inclusive com indivíduos com conexões com o PCC, sendo que um deles teve a prisão decretada no curso da investigação.

Restou apurado que a principal motivação dos crimes contra a vida é a disputa por tráfico, proveniente de desavenças banais e a retaliação a possíveis testemunhas e delatores. Entre os crimes praticados pela organização criminosa se encontram, pelo menos, 04 homicídios consumados e dois tentados.

A organização também está envolvida em resgate de um preso na APAC local.

É importante ressaltar a pronta resposta do Ministério Público e Poder Judiciário da comarca às demandas apresentadas pela Polícia Civil, o que contribuiu para o êxito das investigações.