Barbacena

Barbacena é escolhida pela Federação de Xadrez para disputa do Mineiro Absoluto 2018

10/07/2018

Barbacena, a 170 km de Belo Horizonte, será a capital mineira do xadrez entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, quando será disputado o Campeonato Mineiro Absoluto e Feminino 2018. O local escolhido é o Olympic Clube, no centro de Barbacena e que regularmente abriga torneios da Liga Regional.

A Federação Mineira de Xadrez (FMX) começa a realizar um trabalho de descentralização dos principais torneios: “Queremos que todo o estado de Minas Gerais tenha e possa sediar bons campeonatos”, sinaliza Luciane Sepúlveda Viana, presidente da FMX. “Além disso levamos em consideração o trabalho desenvolvido pela Liga Regional de Xadrez que juntou atletas de várias cidades nas zonas da Mata e Campo das Vertentes”, explicou.

Barbacena começou a surgir para o cenário do xadrez mineiro com a participação de alguns atletas nos principais torneios do estado e serviu de motivação para que fosse criada a Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, englobando as cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Santos Dumont e São João Del Rei. “Com a Liga Regional começamos a realizar torneios mais interessantes, criamos um rating regional e ainda surgiu com grande sucesso nosso Circuito Estudantil, onde valorizamos nossos jovens e visitamos as escolas da região”, esclareceu Ricardo Salim, um dos coordenadores da LRX.

“Desde o início da criação da LRX alimentamos o sonho de realizar o Campeonato Mineiro e deu tudo certo. Os empresários de Barbacena entenderam nosso apelo e compreenderam a importância de um torneio desse nível sendo disputado numa cidade do interior do Estado”, indicou Ricardo Salim.

Regulamento, inscrições e valores serão divulgados em breve. O Hotel oficial do evento, para reservas é o Lucape Palace (32-3331-7700). Até o momento apoiam o Mineiro Absoluto 2018, em Barbacena, APEC Veículos, Unipac e ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barbacena).